VI Seminário de Integração do Setor Ferroviário em Jiz de Fora-MG

Com debates, palestras e atividades culturais, a sexta edição do Seminário de Integração do Setor Ferroviário (Sisfer) consolida o evento como referência. Idealizado em 2011 pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), que desde então o conduz em parceria com o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo, o seminário mobiliza diversos representantes das mais relevantes associações e empresas do segmento ferroviário, que trocam experiências e conhecimento com estudantes, professores e outros interessados. A edição deste ano será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro, no Campus Juiz de Fora do IF Sudeste.

Serão 190 vagas para acompanhar o VI Sisfer, distribuídas entre servidores, alunos e egressos de unidades da Rede Federal e o público externo. Para garantir a oportunidade de participar dos dois dias de ações, será necessário realizar um cadastro de 7 a 25 de novembro na página www.santosdumont.ifsudestemg.edu.br/sisfer. O mesmo site trará todas as informações relativas ao evento, como a programação preliminar e, durante o seminário, a cobertura das atividades.

O tema de 2016 é Setor Metroferroviário: História, Perspectivas e Inovações. Além de debater os rumos do modal, o Sisfer é também uma oportunidade de desenvolvimento para os estudantes dos cursos técnicos direta ou indiretamente ligados ao segmento, em sintonia com a atuação e a preocupação do Campus Santos Dumont em qualificar profissionais para a Ferrovia. A unidade oferta a formação em Manutenção de Sistemas Metroferroviários em duas modalidades: concomitante ou subsequente e integrado ao Ensino Médio. Santos Dumont e Cariacica são os dois únicos campi da Rede Federal com cursos especificamente dedicados à área.

A programação de 2016 será bastante diversa: desde os rumos do setor metroferroviário no país, passando pela influência do modal no desenvolvimento de municípios mineiros, até uma ampla discussão sobre a atuação da mulher no segmento. Entre palestrantes e debatedores com presença já confirmada, estão a historiadora Helena Campos, do Arquivo Público de Belo Horizonte, e representantes de grandes empresas do ramo. A programação preliminar será divulgada em breve.

Edições anteriores
O Sisfer nasceu em Santos Dumont, onde suas duas primeiras edições foram promovidas. Nos dois anos seguintes, Cariacica recebeu o seminário, que em 2015 retornou a Santos Dumont: realizado no Seminário Seráfico Santo Antônio, o evento organizado pelo Instituto Federal foi um sucesso. Palestras como a do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, encorajaram estudantes e profissionais a um debate amplo e de qualidade sobre diferentes temas.

Foi o caso, por exemplo, de Matheus Martins, à época concluinte da formação, que aproveitou para esclarecer dúvidas e compartilhar as percepções de um estudante da área. “O Sisfer é exatamente para isto: nos mostrar o que está fora da sala de aula. É muito importante (a presença de palestrantes de empresas e associações), e acho que todo mundo deveria perguntar. Toda dúvida é bem-vinda e acrescenta alguma coisa. Estamos acumulando conhecimento”, comentou durante a quinta edição.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG,  03/11/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima