Primeiro sábado de abertura da Linha 4 do metrô tem movimento moderado

RIO – Neste primeiro sábado de abertura da Linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, o movimento foi moderado durante toda a manhã. A possibilidade de uma viagem tranquila, com espaço de sobra nos vagões, agradou aos passageiros. A secretária Renata da Silva, moradora da Pavuna, por exemplo, usou a linha para ir ao trabalho, em Ipanema, neste sábado e ficou aliviada por ter conseguido ir sentada tanto na ida quanto na volta. Além disso, ela economizou meia hora na ida e meia hora na volta, ganhando 1 hora no percurso. A transferência entre linhas acontece na estação General Osório.

— Para mim está ótimo. Pego metrô na Pavuna, e, para chegar ao trabalho, antes precisava fazer a baldeação e pegar um ônibus. Agora, uso esta linha e desço na General Osório. Acho que vai ficar melhor ainda quando começar a funcionar aos domingos — contou.

Moradora do Alto da Boavista, Bianca Pinto usou a Linha 4 para ir fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Laranjeiras.

— Eu estava tensa de chegar atrasada e não queria ir de carro, porque estava com medo de não ter onde estacionar. Quando descobri que o metrô estava funcionando hoje, decidi vir. Acho ótimo, porque é uma facilidade — disse ela, que embarcou na Estação Jardim Oceânico e ia seguir para Linha 1, para chegar ao Largo do Machado.

Mesmo com o tempo chuvoso, teve gente que aproveitou a abertura da Linha 4 para passear. Moradora de Niterói, a administradora de empresas Adriana Stolino resolveu ir até o Recreio. Pegou a barca, o metrô e o BRT.

— A viagem durou 1 horas menos. Acho que valeu a pena — elogiou ela, que levou parentes para conhecer a nova linha.

Dentro dos vagões, na manhã deste sábado, por volta das 11h, havia muitos trabalhadores, alguns uniformizados, além de estudantes e turistas carregando mapas.

Depois de quase dois meses de espera, a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) começou a operar aos sábados. Inicialmente, o horário de funcionamento será das 6h às 21h, como já ocorre durante a semana. No mês que vem, em data a ser estabelecida, o passageiro terá o transporte também aos domingos. A Linha 4 circulará, em dezembro, no mesmo horário das linhas 1 e 2: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos, das 7h às 23h. Cerca de 40 mil pessoas deverão usar o trecho de Ipanema à Barra aos sábados.

A Linha 4 abriu para toda a população em 19 de setembro, dia seguinte ao encerramento dos Jogos Paralímpicos, e transporta cerca de 95 mil passageiros por dia. Segundo o Metrô, a estação Jardim Oceânico é a mais movimentada. Na primeira fase, o trecho funcionou entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Extra, 05/11/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima