10/11/2016 – Aenfer apresenta palestra com o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro

Melhor qualidade de vida nas periferias, incluindo serviços de saúde, melhores opções de lazer e oportunidades de emprego foram alguns itens abordados na palestra apresentada nesta quinta-feira (10/11) pelo diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente de Paula Loureiro.

A palestra aconteceu no Auditório da Aenfer e foi aberta pela presidente Isabel Cristina Junqueira de Andréa e pelo diretor Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária Helio Suêvo.

Arquiteto e urbanista com vasta experiência no setor público, atuou em diversas prefeituras do estado do Rio de Janeiro e governo. Com o tema Plano Metropolitano – diagnóstico e visão de futuro, além de destacar os pontos de conflitos urbanísticos, Loureiro ressaltou a importância de um ordenamento urbano com coerência e harmonia e da necessidade de maior diálogo entre as organizações públicas.

O palestrante citou alguns exemplos onde os órgãos responsáveis por melhor fluidez em termos urbanos não operam de forma equilibrada. Em sua análise, a Linha 2 do metrô passa por diversas áreas periféricas mas, segundo ele, não cumpre o papel que poderia, não por culpa da concessionária. Para o arquiteto, falta planejamento em torno das estações para que haja geração de emprego e empreendimento imobiliário.

Em sua apresentação, ele disse ainda que seria importante um ordenamento urbano e salientou que o projeto de casas populares como o Minha casa, Minha vida, deveria ter articulação com a política de transportes, com estratégias mais inteligentes e eficientes para uma melhor integração.

A mobilidade, observa o arquiteto, é fundamental para um melhor desenvolvimento urbano.

Após a apresentação, o público teve a oportunidade de fazer perguntas. O vice-presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF, Antônio Pastori entregou ao palestrante, proposta de um modelo de transporte sobre trilhos como o já utilizado na Europa, o intercity.

Estiveram presentes, além de Diretores e associados da Aenfer, representantes de associações e funcionários da CBTU.

Clique nas fotos para ampliar

7 4 1 3 6 2 DSC00815 5

2 comentários em “10/11/2016 – Aenfer apresenta palestra com o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro”

  1. Pingback: magic boom bars for sale​

  2. Pingback: ดูดวงไพ่ยิปซี

Deixe um comentário

Rolar para cima