Segunda linha do VLT do Rio começa operação teste

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começou a circular em operação teste no trecho entre as paradas Saara e Praça XV, no Centro do Rio. Segundo a administração do serviço, a operação será feita das 7h às 10h com um VLT sem transporte de passageiros. O objetivo é fazer com que a população se prepare de forma progressiva e com segurança à circulação das composições na região.

O novo trajeto já dispõe de faixas e placas para alertar sobre a passagem dos trens na área.

A segunda linha do VLT, da qual faz parte o trecho entre Saara e Praça Quinze, passará a funcionar em janeiro de 2017. Os primeiros testes foram feitos nos dias 17 e 18, mas, na última semana, o transporte rodou apenas à noite.

A localização da nova linha é considerada estratégica: pertinho da Central do Brasil, como uma forma de integrar os trens ao VLT. O embarque é em frente à Praça da República: entre o Campo de Santana e a Saara.

No caminho, um passeio por áreas históricas do Centro do Rio, como a Rua da Constituição e a Praça Tiradentes, onde tem mais uma parada. A estação seguinte é a Colombo, que fica na Rua Sete de Setembro, na altura na Avenida Rio Branco. Na parada final, na Praça Quinze, outra possibilidade de integração: com as barcas.

O trajeto tem dois quilômetros. Num teste realizado domingo (18), o percurso foi cumprido em dez minutos. Isso por que nessa fase de testes o VLT está com a velocidade reduzida, para evitar acidentes até que os pedestres se acostumem com o vai e vem do trem nesse novo trecho.

A primeira linha do VLT liga o Aeroporto Santos Dumont à região da Rodoviária Novo Rio.

Fonte: Extra, 26/12/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima