Conselho vai propor planos urbanísticos para a cidade

RIO — A prefeitura do Rio ganhou nesta segunda-feira um Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Copur). Formada por representantes da sociedade civil e funcionários do município, a entidade terá o objetivo de discutir e propor estratégias para a cidade ser ocupada de forma planejada. O prefeito Marcelo Crivella deu posse ao grupo no Palácio da Cidade, em Botafogo.

— A orientação do prefeito é que o grupo se concentre inicialmente em projetos que tratem de melhorar as condições de infraestrutura e moradia nas zonas Norte e Oeste da cidade. Vamos pensar, por exemplo, em parcerias público-privadas que possam ajudar a tirar esses projetos do papel, se possível sem ônus para a prefeitura — explicou o arquiteto e urbanista Augusto Ivan, que presidirá o conselho.

Também integram a equipe os arquitetos Paulo Casé e João Candido Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer. O grupo conta com outros dois arquitetos, que são funcionários da prefeitura: Pedro Rodrigo Barbier Rolim e Márcio Menezes.

A primeira reunião de trabalho deve acontecer em 15 dias. Segundo Augusto Ivan, vários bairros são considerados estratégicos pelo grupo, como Madureira e Deodoro.

INTEGRAÇÃO PELOS TRENS

Ele acha que as discussões devem levar em conta alternativas para aproveitar, como elementos integradores, as linhas de trem que cortam os bairros dessas regiões. Professor de urbanismo da PUC, Augusto Ivan já participou de outros projetos estratégicos, como a implantação do Corredor Cultural do Centro, na década de 90.

— O trem transporta as pessoas, mas não ajuda no desenvolvimento das áreas por onde passa. As empresas de prestação de serviços, por exemplo, não precisam ficar concentradas em áreas como Barra, Centro ou Copacabana. Elas podem se instalar também perto de onde as pessoas moram. As estações de trens podem ser referências — acrescentou Augusto Ivan.

O mandato dos integrantes do Copur terá a duração de dois anos. Eles não serão remunerados pela consultoria.
Fonte: O Globo, 17/01/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima