Concessionária registra mais de 400 casos de vandalismo

Atos como furto de tomadas USB, cabos de energia e para-brisas quebrados prejudicam o dia-a-dia dos passageiros dos trens do Rio de Janeiro. Os dados são da concessionária SuperVia.

Apenas em janeiro de 2017, a empresa que opera os trens do Rio de Janeiro registrou 409 casos de vandalismo contra os trens. As ações incluem furtos de cabos, roubos de tomadas, danos contra portas, arremesso de pedras conta os para-brisas, destruição da sinalização das estações e até quebra de câmeras de segurança. A SuperVia repudia essas ações, que danificam o patrimônio público e prejudicam o investimento de R$ 3,3 bilhões que a concessionária vem realizando desde 2011, juntamente com o Governo do Estado, em todo o sistema ferroviário a fim de melhorar o serviço prestado ao passageiro.

Nos ltimos dias 24 e 25 de janeiro, tomadas tipo USB foram furtadas dos trens dos ramais Japeri e Gramacho. Para fazer o reparo, o trem precisa ser recolhido para a oficina e pode ficar fora de circulação por até 24 horas para que ela seja substituída. Lembramos que o trem foi o primeiro modal de transporte de massa do Rio a contar com o serviço, implementado em 2014. As tomadas são disponibilizados para que os passageiros recarreguem aparelhos celulares e tablets durante as viagens, aumentando assim o conforto de quem usa o trem do Rio.

Atualmente, 44 composições disponibilizam oito tomadas com três entradas USB cada, totalizando 24 pontos de recarga em cada trem.  

Vandalismos contra os trens

Já os danos contra portas, com objetos colocados irregularmente para impedir seu fechamento durante as viagens, somam mais de 300 ocorrências. Esse tipo de ação é considerada crime por expor a vida e a saúde de terceiros. A concessionária também registrou 17 casos de arremessos de pedras contra os para-brisas, 12 pichações, 12 danos contra as janelas dos trens, 1 televisão interna quebrada e dois furtos de equipamentos de segurança das composições. Também fazem parte da estatística de vandalismo os materiais de comunicação visual para orientar os passageiros. Os mapas de linhas afixados dentro dos trens, por exemplo, são retirados indevidamente e colados sobre as portas, para impedir que elas sejam abertas quando o trem chega às estações. Do total de trens que passa pelas oficinas para manutenção, 35% sofreram vandalismos contra materiais de comunicação visual. 

Furtos de cabos 

Os cabos de sinalização também são alvos de criminosos: em janeiro, a SuperVia registrou 23 ocorrências de furtos. A ausência desses cabos pode provocar desde atrasos na circulação dos trens devido à necessidade de operação manual da sinalização até a interrupção temporária do tráfego por medida de segurança para que as condições de circulação sejam restabelecidas.

Cabos de energia são outro tipo de material vandalizado no sistema ferroviário. O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira (30/01), quando furtaram cabos da estação Maracanã, afetando iluminação do mezanino e das plataformas, o sistema de áudio, o funcionamento das bilheterias, das catracas e dos elevadores. Técnicos da SuperVia trabalharam incessantemente nos reparos, que levaram cerca de 48h e foram concluídos na madrugada desta quarta-feira (01/02).

Depredação de estações

Na manhã do último domingo (29/01), antes do jogo entre Vasco e Fluminense, no Engenhão, cerca de 100 torcedores arrombaram um cadeado de portões de acesso na estação Presidente Juscelino (ramal Japeri), em Nova Iguaçu. No mesmo dia, na estação Quintino (ramal Deodoro), outro cadeado foi arrombado por torcedores, que ainda quebraram a placa indicativa de plataforma, uma câmera de monitoramento e um vaso de planta. A SuperVia solicitou apoio do Grupamento Especial de Patrulhamento em Estádios (GEPE) e do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer).

 

 

 VANDALISMOS JANEIRO/2017
Portas de trens danificadas 365 ocorrências
Cabos de sinalização furtados 23 ocorrências
Para-brisas danificados 17 ocorrências
Trens pichados 12 ocorrências
Janelas de trens arrancadas 12 ocorrências
Tomadas USB furtadas 2 ocorrências
Comunicação visual interna dos trens danificada 35% da frota que passa por manutenção todo mês teve comunicação visual vandalizada
 Estações Presidente Juscelino (ramal Japeri) e Quintino (ramal Deodoro) Cadeados dos portões de acesso arrombados; placa indicativa de plataforma e estação quebrada; vaso de planta quebrado; câmera de monitoramento danificada

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima