Sobe o número de acidentes em ferrovias de cargas no Rio

O número de acidentes registrados na malha ferroviária de cargas, no Rio de Janeiro, subiu 15% em 2016, em relação ao ano de 2015. Foram registrados 45 atropelamentos ou colisões no trecho da ferrovia que corta o estado. Os números são de um levantamento da MRS Logística S.A., concessionária que opera parte da malha, e se referem apenas à parcela controlada por ela.

Itaguaí, na Baixada Fluminense, é o município que aparece em primeiro lugar na estatística com nove ocorrências de acidentes. Em segundo lugar, vem Mangaratiba, na Costa Verde, com com seis. Mendes, no Sul Fluminense, ocupa a terceira colocação com cinco ocorrências. Já em Barra do Piraí, na mesma região, foram registrados três acidentes, dois deles flagrados por câmeras de segurança.

Em um deles, no dia 19 de agosto de 2016, um caminhão ignorou o alerta sonoro e derrubou uma cancela. Já em julho do mesmo ano, uma composição chegou a bater em um carro que cruzou a linha férrea na frente de um trem.

Já uma análise na malha ferroviária completa da MRS, que corta os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, revela que, no mesmo período comparado, houve queda de acidentes em todo o trecho de 20%. Em 2016 foram registrados 94 acidentes contra 118 em 2015.

Em Minas Gerais, o município com o maior número de registro de acidentes foi Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 11 ocorrências em 2016. Em 2015, a cidade contabilizou 18 acidentes.

Segundo o levantamento, 87% dos acidentes registrados, em 2016, foram cometidos por imprudência de pedestres ou motoristas.

Fonte: Jornal Extra, 09/02/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima