Metrô funcionará sem interrupção durante o carnaval

Os foliões vão contar com serviço especial do metrô durante os cinco dias de Carnaval. Nesse período, os trens circularão sem interrupção. O esquema especial terá início a partir das 5h de sexta-feira, dia 24 até as 23h de terça-feira, dia 28. Os embarques nas estações Praça Onze e Central poderão ser feitos até as 3h de quarta-feira, dia 1º, em virtude do desfile das escolas mirins. A partir das 10h de sábado, dia 25, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório. A recomendação da concessionária é de que os usuários comprem os cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas nas estações. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

Para atendender os foliões de blocos como o Bola Preta e outros, a estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado, dia 25 e a terça-feira, 28, para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos. Quem não possui esses cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória. Elas contarão com bilheterias externas para agilizar o atendimento aos usuários.

Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo, dia 26 até a terça-feira, 28, próximo ao acesso Outeiro. Na da Carioca, o atendimento da bilheteria externa será de sábado, 25, a terça-feira, 28) junto ao acesso Rio Branco. A conceccionária informa que não haverá venda na parte interna das estações.

Blocos em Ipanema

Haverá esquema diferenciado também na estação General Osório, de sábado, 25, a terça-feira, 28, para atender os foliões. Nestes dias, os acessos Complexo Rubem Braga e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente para usuários com cartões pré-adquiridos (cartões unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Vale-Transporte e Bilhete Único). Os que não fizerem a compra antecipada poderão recorrer às bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

Usuários com destino à Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias. Na estação Nossa Senhora da Paz, entre 5h e 15h, o usuário poderá embarcar e desembarcar apenas pelo acesso A (Joana Angélica). Entre 15h e 5h, o acesso funcionará somente para desembarque.

Blocos no Leblon, São Conrado e Barra

Foliões com destino a estes bairros devem desembarcar no Jardim de Alah apenas pelo acesso A (Borges de Medeiros). O acesso B (Almirante Pereira Guimarães) servirá apenas para desembarque. Na estação Antero de Quental, o embarque será pelo acesso A (Bartolomeu Mitre) e o desembarque somente pelo acesso B (General Urquiza). Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval. Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.

Sapucaí e Terreirão do Samba

Público que for assistir o desfile nos setores do lado ímpar do Sambódromo ou folião que vai desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai devem optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros com ingressos para os setores pares ou que irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para chegar ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Funcionamento das estações

As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira, 24 para sábado, 25, e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas, 1º. Entre o sábado, 25, e a terça-feira, 28, a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.

A concessionária lembra que o acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado, 25, e a terça-feira, 28, para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos. Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas.

Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial, funcionando para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h. Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado, 25, a terça-feira, 28. São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Metrô na Superfície

Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
Fonte: Jornal Extra, 13/02/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima