Mauá, precursor da industrialização do Brasil, em livro

Será lançado no dia 14 de junho no Clube de Engenharia o livro “Mauá, muito além da família”, de autoria da professora Lilian Paes de Carvalho Ramos, tetraneta de Mauá

O livro identifica os mais de 30 megaempreendimentos de Visconde de Mauá nos cinco continentes do planeta. Tudo isto sem superfaturamento nem propina. Mauá nasceu em 1813 e morreu em 1889, aos 75 anos, 20 dias antes da proclamação da República. Antes de falir, pagou a todos os seus credores. É famosa e antológica, na literatura dos grandes negócios, a sua “Exposição aos Credores”.

A obra, uma produção da editora Léo Christiano Editorial, traz os principais fatos da vida privada e pública do comerciante Irineu Evangelista de Souza, que viria a se tornar Barão – e depois Visconde – de Mauá. Está registrada no livro toda a sua atuação, por pelo menos quatro décadas, em áreas como transportes, navegação, bancos, saúde pública, iluminação, política, agricultura,  indústria, comunicação e cultura. Ele foi responsável, por exemplo, pela primeira ferrovia do Brasil e o primeiro cabo telegráfico submarino entre o Brasil e a Europa. A obra também conta da vida familiar e social de Irineu Evangelista de Souza, em questões de política, relacionamentos, lugares onde morou, amizades, entre outras.

Promoção:
Diretoria de Atividades Culturais e Cívicas

Serviço:
Dia 14/06 das 15h às 17h30
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca

Fonte: Clube de Engenharia (http://portalclubedeengenharia.org.br/info/lancamento-do-livro-maua-muito-alem-da-família)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima