Governadores do RJ e ES se reúnem no Porto do Açu em busca de apoio para implantação de ferrovia

Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), visitam na manhã desta quarta-feira (8) o Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, com a intenção de buscar apoio para a implantação de uma ferrovia ligando os dois estados. O prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS) e a prefeita de São João da Barra, Carlas Machado (PP) também estão presentes na solenidade.

A ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012. O programa foi revisto pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015 e a ligação ferroviária foi mantida.

De acordo com Paulo Hartung, os dois governos buscam uma audiência com o presidente Michel Temer na próxima semana. Para Pezão, quanto antes houver parceria entre os governos estaduais e federal, mais rápido a concessão será viabilizada.

“Em uma hora difícil como essa para os dois estados, estamos fazendo essa aliança e buscando apoio com as empresas e prefeituras locais para pedir ao governo federal agilidade nessa concessão tão importante para a economia”, disse o governador do Espírito Santo.

A EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 km no Espírito Santo e 404,6 km no Rio, e interligará os complexos portuários dos dois estados. Além do Porto do Açu, a ferrovia vai passar pelos complexos portuários de Sepetiba, Itaguaí, Macaé e Barra do Furado, no estado do Rio, e Central e Tubarão, no Espírito Santo.

Fonte: G1, 08/11/2017

 

Deixe um comentário

Rolar para cima