Alerj aprova Programa de Recuperação da Malha Ferroviária

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou ontem (19), o projeto de lei 1.252/12, que determina a criação do Programa de Recuperação da Malha Ferroviária, que tem como objetivo promover o turismo no estado. Com isso, a cidade de Petrópolis pode ser uma das beneficiadas. O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que vai decidir pela sanção ou veto do projeto, em um prazo de 15 dias úteis.

Prevendo a recuperação de 15 estações no estado do Rio, o projeto de autoria dos deputados Enfermeira Rejane (PCdoB), Jânio Mendes (PDT), Edson Albertassi (MDB) e dos ex-parlamentares Sabino, Andreia Bussato e Roberto Henriques, ainda visa revitalizar regiões e atrair novos investimentos. Na recuperação, está inserida a Serra de Petrópolis, com a estação Vila Inhomirim a Petrópolis.

De acordo com a lei, parcerias público-privadas poderão ser feitas para que as linhas sejam recuperadas. Um projeto com a análise das linhas, orçamento para as obras e cronograma para a implantação, deverá ser feito pela Secretaria de Estado de Transportes.

– A revitalização desses ramais trará crescimento econômico para as cidades. Vai fomentar o turismo, o comércio e a produção local, além de gerar empregos e renda. Outros estados já fazem isso e o Rio pode aproveitar esse potencial – disse a deputada Enfermeira Rejane, uma das autoras do texto, ressaltando a importância do transporte ferroviário, como meio de locomoção.

Fonte: Diário de Petrópolis, 20/09/2018 

Deixe um comentário

Rolar para cima