Rio nos Trilhos

AENFER FECHA COM CHAVE DE OURO AS ATIVIDADES DE 2019

O dia 19 de dezembro foi um dia de festa e congraçamento para a AENFER, que recebeu em seu auditório mais de 50 pessoas, dentre os quais alguns prefeitos e secretários de prefeituras fluminenses e um bom número de ferroviários, ferroviaristas, estudantes, membros de entidades pró-ferrovias do Rio e de Minas Gerais, assessores parlamentares e outros.

O evento foi uma iniciativa conjunta entre o presidente da Frente Parlamentar “Rio nos Trihos” da ALERJ, o deputado estadual Welberth Rezende e o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, que escolheram a AENFER para sediar o encontro, que teve como  objetivo dar ciência aos presentes acerca dos esforços conjuntos promovidos pela Frente Parlamentar, SETRANS e entidades, sobre as perspectivas para retomada do modo ferroviário no nosso Estado, as oportunidades, ameaças  e  desafios.

O secretário Delmo Pinho apresentou  o portfólio de projetos para implantação de Trens Turísticos em trechos abandonados ou erradicados no nosso Estado pela Ferrovia Centro Atlântica-FCA. 

Além da reativação de E. F. Mauá, a 1ª. do Brasil, Delmo discorreu rapidamente sobre os projetos turísticos nas cidades de Angra dos Reis-Lídice/Rio Claro, Miguel Pereira-Gov. Portela, Itaipava-Nogueira (Petrópolis), Paraíba do Sul-Cavaru, Friburgo-Sumidouro, Macaé-Campos e outros, além da reforma da icônica Estação Barão de Mauá, sede da saudosa E. F. Leopoldina.  Os recursos para esses projetos foram estimados em R$ 250 milhões e são provenientes de uma indenização devida pela FCA pelo abandono de 170 km de trilhos no nosso Estado, conforme estabelecido na Resolução 4.131/2013 da ANTT.

O secretário alertou sobre a ameaça recente de o Estado do Rio ficar sem esses recursos, que estão sendo pleiteados pelo governo de Minas Gerais para aplicação na expansão do Metrô de Belo Horizonte com a concordância do Ministério da Infraestrutura.

O deputado Welberth Rezende informou que, há menos de um mês juntamente com o secretário Delmo Pinho e o assessor da Diretoria da AENFER, Antonio Pastori, estiveram em Belo Horizonte reunidos com o procurador do Ministério Público Federal de MG, Fernando Martins, com o presidente da comissão mineira pró-ferrovias, deputado João Leite e o secretário de estado de Transportes de Minas, Marco Aurélio, no sentido de obter

explicações sobre o direcionamento dos recursos oriundos da indenização da FCA para o Metrô de BH.

Tanto o deputado como o secretário Delmo, deixaram claro que o estado do Rio não vai abrir mão desses recursos e que vão utilizar todos os meios, se for preciso.

Vários participantes demostraram sua indignação com o que chamaram de “apropriação indébita” dos recursos para o Metrô de BH e solicitaram ao deputado Welberth e ao secretário Delmo Pinho que agendassem logo em janeiro um encontro com o governador Wilson Witzel para acionar a bancada Estadual e Federal do Rio para discutir estratégias para reverter esse quadro.

Pastori apresentou uma proposta de manifesto aos presentes, contendo uma série de reivindicações e providências para serem conduzidas pela Frente Parlamentar Rio Nos Trilhos. Ao final do evento, foram colhidas mais de 50 assinaturas, sendo o Manifesto entregue ao deputado Welberth para encaminhamento ao governo do estado, parlamentares fluminenses, e ao Minstério da Infraestrutura.

A presidente da AENFER, Isabel Junqueira, louvou o encontro, agradeceu a presença de todos e colocou à disposição da Frente Parlamentar, e da SETRANS, o quadro técnico de associados da AENFER para ajudar nessa luta.

 

2 comentários em “Rio nos Trilhos”

  1. Pingback: Best universities in Africa

  2. Pingback: ข่าวบอล

Deixe um comentário

Rolar para cima