A partir desta terça-feira (31), a SuperVia implantará novas medidas visando reduzir as aglomerações em estações e composições do sistema. A operação para o início do horário de pico da manhã, que ocorria às 6h, será antecipado para as 5h nos ramais de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.
Além disso, serão disponibilizados trens extras: Japeri (entre 5h e 6h), Santa Cruz (entre 5h e 6h) e Gramacho (entre 5h e 7h). Com isso, o intervalo entre as viagens, que hoje é de 15 minutos, será reduzido para 12 minutos.
Haverá, ainda, o reforço na equipe das estações de Duque de Caxias e Nova Iguaçu para orientar os passageiros sobre a necessidade de manter uma distância segura de 1,5m durante a formação das filas, em função da triagem para acesso realizada pela Polícia Militar.
A Secretaria de Estado de Transportes e as concessionárias têm solicitado, através de mensagens sonoras nas estações, que os usuários dos transportes públicos não embarquem no trem quando a ocupação aparentar ser grande, e aguardem a próxima composição.
A Supervia diz que as restrições nos sistemas de transportes estão sendo avaliadas diariamente pelos técnicos da Setrans, concessionárias e Agetransp. Além disso, ainda segundo a concessionária, os usuários estão sendo informados por meio dos canais de comunicação, como o sistema de áudio dos trens e estações, o site e os perfis da Setrans e das concessionárias nas redes sociais.
Confira a lista das medidas
Antecipação do início da operação do horário de pico para 5h, ao invés de 6h, nos ramais de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.
Mais trens nestes horários para reduzir o intervalo entre trens de 15 para 12 minutos.
Reforço na equipe das estações de Duque de Caxias e Nova Iguaçu para orientar os passageiros a manterem uma distância segura de 1,5m no caso de formação de fila do lado de fora da estação em função da triagem para acesso pela PMERJ.
Fonte: G1, 31/03/2020