Revista Ferroviária disponível no site

A edição Março/Abril está disponível no site. A matéria de capa fala sobre os investimentos com as renovações das concessões ferroviárias, que ganham outra proporção sobre a economia brasileira em meio à pandemia.

A entrevista é com o deputado federal, Arnaldo Jardim, relator do projeto de lei que prevê criar um novo marco regulatório para concessões, PPPs e fundos de investimentos em infraestrutura. Previsto para ser votado em Plenário do Congresso em março desse ano, acabou sendo atropelado pelo coronavírus. Mas Jardim tem na manga outro projeto que, segundo ele, deve ser aprovado agora, em época de crise, que trata da criação de debêntures de infraestrutura para financiar concessões no setor.

Na seção Mercado, falamos sobre o levantamento geotécnico feito pela Loram nas malhas Norte e Sul da Rumo; sobre a Thermit do Brasil, que está sob nova marca, a Goldschmidt Group; o novo sistema Talos Train Automation, da Progress Rail, que está em fase de testes; e o software lançado pela suíça Alpha Diagnostics para o diagnóstico preditivo de equipamentos baseados em movimentos de rotação, como truques ferroviários.

A edição traz reportagem sobre o projeto da Administração dos Portos de Paranaguá e de Antonina (APPA) para aumentar a participação ferroviária no Porto de Paranaguá. E também uma matéria especial sobre os reflexos da pandemia nos sistemas de passageiros sobre trilhos. 

O Arquivo Ferroviário é com a locomotiva a vapor Mallet 204, fabricada pela Baldwin Locomotive Works em 1950. O Estudo de Mercado é Todos os Vagões, mostrando que apenas três operadoras tiveram aumento da frota própria em 2019/2020. Em Suprimentos, como estão operando as empresas de peças e de manutenção e reforma de vagões em meio à crise sanitária.

A Nota Técnica traz o estudo finalista da categoria 01 do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, intitulado Planilha de Cálculo Tarifário: modelo para uma empresa pública do setor metroferroviário. Em Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros de janeiro e fevereiro de 2020.

O Artigo é do coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) da Universidade de São Paulo, José Vicente Caixeta Filho. A Foto do Mês é da esmerilhadora de trilhos modelo RG420 da Loram, que será entregue à Estrada de Ferro Carajás no primeiro semestre deste ano.

Para acessar a edição Março-Abril, clique aqui.

Deixe um comentário

Rolar para cima