Dia do Meio Ambiente: Metrô reduz consumo de água com boas práticas

A preservação dos recursos naturais é um dos motes de campanhas realizadas em todo o mundo no Dia do Meio Ambiente, lembrado nesta sexta-feira (5). Na área de mobilidade urbana, o metrô é um modal sustentável por utilizar energia elétrica, de fonte limpa e renovável, com baixa emissão de CO2 se comparado aos outros modais e que vem contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental de Salvador. No Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, os princípios de sustentabilidade se estendem à grande parte da estrutura e dos processos, desde a construção das estações até a operação diária, passando pela lavagem dos trens. Além de campanhas institucionais voltadas para a conscientização de colaboradores e clientes no que tange ao uso consciente da água e da energia e para a geração de resíduos, a CCR Metrô Bahia adota outras práticas de economia de água.

O destaque é a máquina de lavar trens, instalada no Pátio Pirajá. Já imaginou a quantidade de água utilizada neste simples ato de higienizar 40 trens? Com esse equipamento não há desperdícios já que ele tem potencial para recuperar e tratar a água por meio de um filtro, fazendo o reuso de 85% da água em uma nova lavagem. O lavador de trens é totalmente automatizado e sustentável, possui doze escovas com cerdas e executa a lavagem em três etapas: ducha com água reutilizada, aplicação de desengraxante alcalino de cera e, por último, enxague com água limpa. O equipamento é muito semelhante a um lava-rápido de carros e todo o processo dura, no máximo, 15 minutos. O trem é levado por um condutor até a máquina e passa por ela a uma velocidade máxima de 5km/h. A lavagem que acontece regular e periodicamente, conta com dois operadores: um conduzindo o trem e o outro comandando a máquina de lavar.

Outras soluções inteligentes e sustentáveis

A CCR Metrô Bahia utiliza ainda arejadores econômicos para torneiras – equipamento que promove a redução de vazão de água de 8 litros/min para 1,8 litros/min – e descargas sanitária com duplo acionamento, onde a economia de água pode ser de até 50%, em estações de metrô, terminais de ônibus e na sede da empresa. Além disto, dois sistemas contribuem para a economia de água nas dependências do sistema metroviário baiano como o de monitoramento do consumo de água remoto através de telemetria e o de reaproveitamento de água pluvial. O primeiro possibilita o acompanhamento remoto do consumo horário de água das edificações, o que permite um monitoramento e controle mais eficiente, evitando gastos excessivos e desperdícios de água. Através da telemetria é possível avaliar e validar, de forma imediata, se melhorias voltadas para economia de água são efetivas ou não. O outro, faz a captação de água pluvial e reaproveita nas descargas sanitárias. O sistema é composto por reservatórios para armazenamento dessa água, sistema de bombeamento, e ramais de distribuição que possibilitam a chegada dessa água de reuso até os pontos de destinação final.

Aliado a essas iniciativas, a CCR Metrô Bahia possui um trabalho de educação ambiental permanente que segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo CCR e visa a melhoria das comunidades onde atua. Em 2016, o grupo assumiu o compromisso voluntário com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Um deles é o objetivo 6 que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Saiba como economizar água – Neste período de pandemia do Coronavírus em que a maioria das pessoas está em casa por conta da orientação do distanciamento social, o consumo de água está aumentando. Quem ainda não toma os devidos cuidados com esse recurso natural deve começar o quanto antes. Neste momento, é indicado que as famílias adotem pequenas mudanças de hábitos para evitar o desperdício de água como: controlar o banho, fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar os pratos, controlar o uso da máquina de lavar, não lavar calçadas com mangueiras, utilizar baldes para a lavagem do carro e ficar atento aos vazamentos. Com o uso consciente e inteligente da água, todos contribuem para um meio ambiente mais saudável.

03/06/2020 – CCR Metrô Bahia

Deixe um comentário

Rolar para cima