Ministro diz que obras de Estrada de Ferro Vitória a Rio começam no fim de 2021

O trecho ferroviário de Vitória a Anchieta deve começar a ser construído entre o final de 2021 e o início de 2022. A afirmação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e foi feita durante uma transmissão ao vivo pelo Youtube no canal do deputado federal capixaba e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo (PP), nesta quarta.

A ligação ferroviária entre Vitória e Anchieta é parte da Estrada de Ferro Vitória Rio, a EF 118, e a obra deverá ser executada pela Vale. É uma contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Para nós é estratégica a obra da EF 118 por causa da capacidade portuária que temos ao longo desse trajeto. Esse trecho, até Anchieta é de responsabilidade que Vale, que vai fazer o projeto total da ligação Vitória Rio e que vai nos dar uma ideia do tamanho do investimento que precisaremos. E ele inicia a construção ligando Cariacica a Anchieta. Essa ligação é muito importante para retomar a atividade mineral e usar a capacidade que está ociosa em Ubu. A gente está falando aí de investimentos entre R$ 2 bilhões, R$ 2,5 bilhões nesse segmento ferroviário, afirmou o ministro.

Tarcísio de Freitas disse ainda que a data para início das obras depende da prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O ministro disse que está otimista para o andamento. Acho que a renovação da concessão da Estrada de Fero Vitória a Minas sai agora no segundo semestre. Então, nós vamos passar por um período de projeto e licenciamento e acredito que no final de 2021, início de 2022, a gente está começando as obras do primeiro trecho da EF 118 no Espírito Santo.

Fonte: Folha de Vitória, 05/06/2020  

 

Deixe um comentário

Rolar para cima