O rombo cada vez maior do MetrôRio na pandemia

A Agestransp, agência reguladora do transporte público no Rio, elaborou nova nota técnica sobre o buraco financeiro causado pela pandemia no caixa do MetrôRio. Pelos cálculos da agência, a concessionária já precisa de um aporte de pelo menos R$ 136 milhões para não interromper os serviços no fim de agosto.

A conta leva em consideração quanto seria necessário para a empresa atingir o chamado break even operacional – jargão financeiro para ficar no zero a zero – entre março e junho. De acordo com a nota técnica, o MetrôRio acumulou no período um prejuízo operacional de R$ 128,3 milhões.

Controlada pela Invepar, holding que tem entre seus principais sócios os maiores fundos de pensão de estatais do país, o MetrôRio vem alertando para o risco de estacionar os trens dentro de poucas semanas por falta de caixa.

Com a pandemia, o volume de passageiros do metrô carioca despencou 77% no segundo trimestre, para 12,3 milhões. No momento mais agudo do isolamento social, a concessionária chegou a receber apenas 120 mil passageiros por dia, contra uma média de 900 mil no pré-pandemia.

A companhia espera agora um socorro do governo para sair do vermelho. Esperava-se que o governador Wilson Witzel enviasse um projeto para a Alerj, assembleia legislativa do Rio, propondo um aporte nas companhias do setor, mas esta semana pode ser votado no Congresso, em Brasília, um plano de abrangência nacional para socorrer as concessionárias de transporte público.  

Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/o-rombo-cad…

2 comentários em “O rombo cada vez maior do MetrôRio na pandemia”

  1. Pingback: tv sizes best

  2. Pingback: u31

Comentários encerrados.

Rolar para cima