Passeio turístico de trem é inaugurado

Foi inaugurado o Trem Republicano, um roteiro turístico-ferroviário entre as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo, neste sábado (19). O projeto foi idealizado e concluído após 15 anos.

O nome do passeio vem da Convenção Republicana de Itu, evento ocorrido no dia seguinte ao 17 de abril de 1873, que marcou a inauguração da Estrada de Ferro Ituana. A convenção foi o marco da fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), importante para o fim da monarquia, em 1889.

No início das operações será utilizada uma locomotiva usada no ano de 1952

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O projeto teve início em 2005. As obras começaram três anos depois, mas interrompidas na sequência. A retomada ocorreu em 2013. Incluindo pontes sobre o rio Tietê, o girador de locomotiva e a reforma das estações das duas cidades, ao todo, foram R$ 14,1 milhões investidos na iniciativa.

No início das operações, será usada uma locomotiva a diesel que pertencia à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, no ano de 1952, e três vagões com capacidade total de 132 passageiros, sendo que um deles é o Boutique Pet Friendly, onde os passageiros poderão viajar com seus bichos de estimação.

O trem vai circular em dois horários de segunda a quinta-feira, três às sextas-feiras e domingos e quatro aos sábados.

Fonte: R7, 19/12/2020 – https://noticias.r7.com/sao-paulo/passeio-turistico-de-trem-que-liga-itu-e-salto-e-inaugurado-em-sao-paulo-20122020

Deixe um comentário

Rolar para cima