Secretária municipal de Transportes diz que não haverá aumento de passagens no Rio

RIO — A secretária municipal de Transportes, a economista Maína Celidonio de Campos, anunciou na manhã desta segunda-feira que “não haverá aumento das passagens” no Rio e que fará, nos próximos dias, uma auditoria no sistema do BRT. De acordo com Maína, existem “problemas com esse contrato em relação à transferência do cálculo da tarifa”. Em relação ao corredor expresso TransBrasil, a secretária disse que “um estudo está sendo feito” para que, então, a prefeitura decida o que fazer. Maína fez uma vistoria, nesta manhã, na estação do BRT de Santa Cruz, na Zona Oeste.

— Não está no calendário o aumento de (tarifa no) transporte no município. Não tem nenhum planejamento para aumentar a passagem — informou Maína, que completou: — Precisamos entender o sistema (BRT), a frota e, além de tudo, temos problemas com esse contrato em relação à transferência do cálculo dessa tarifa.

Segundo a Secretaria municipal de Transporte, “um estudo está sendo feito para levantar qual é a frota do BRT que está rodando e quantos ônibus estão parados nas garagens”. O objetivo é fazer um diagnóstico para saber o que poderá ser restabelecido imediatamente.

— Além disso, vamos fazer um estudo da demanda para ver quais são as estações, horários chave, para que a gente aumente essa frota em horários específicos. Faremos isso no mês de janeiro para trazer uma regularidade para o serviço e mitigar as aglomerações — salientou a secretária.

 

Maína Celidonio de Campos disse que a pasta que comanda também está fazendo um estudo de todas as linhas alimentadoras e não alimentadores “que caíram durante a pandemia ou já estavam sem operação para entender o motivo pelo qual essas linhas de ônibus não estão em operação”.

— Há empresas de ônibus que faliram, completamente, e aí o consórcio tem que restabelecer o serviço. Existem linhas que diminuíram a frequência, ou que a empresa parou por achar que não tinha uma demanda. Vamos entrar em contato com o consórcio  para discutir cada caso. Até o fim do mês ficará pronto um estudo para mostrar a quantidade de ônibus que poderão voltar (às ruas) — prometeu Maína.

Choque de ordem

No primeiro dia útil de sua gestão à frente da Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a economista Maína Celidonio de Campos decidiu vistoriar algumas estações do corredor expresso BRT. A visita iniciou pela estação Santa Cruz, na Zona Oeste, pouco depois das 5h30. Nesse horário, o local já estava cheio de passageiros à espera de um articulado do modal. Maína ouviu de muitos usuários do sistema os problemas que têm enfrentado diariamente. Também na manhã desta segunda-feira, a pasta começou uma ação de ordenamento, manutenção e limpeza em 22 estações com maior aglomeração de pessoas.

— Essa também) é uma campanha de conscientização para evitar a contaminação da Covid-19 — anunciou a secretária municipal de Transportes.

A Secretaria de Transportes também elaborou um plano para a reabertura de sete estações nos corredores de BRTs no primeiro mês de trabalho — todas na Zona Oeste. Atualmente, há 56 estações do BRT fechadas, a maioria por problemas de vandalismo e de segurança.

As estações Pinto Teles e Bosque Marapendi (Módulo Expresso) foram reabertas nesta segunda-feira, dia 04. Até o início de fevereiro está prevista a reativação de Tanque (Módulo Expresso), André Rocha, General Olímpio, Nova Barra e Praça do Bandolim. Todas estão passando por pequenos reparos. Durante o mês de janeiro, a secretaria divulgará um  cronograma de reabertura de outras estações.

— São 56 estações fechadas. A manutenção das estações é de responsabilidade do consórcio. Então, esse dinheiro é do consórcio e não é um problema da Prefeitura.

Climatização dos veículos

O município tenta descobrir quantos ônibus têm ar condicionado. O objetivo é monitorar o funcionamento desses veículos e instalar aparelhos nos que ainda precisam. No entanto, o governo municipal não tem uma data prevista de quando isso irá acontecer.

— Em relação à climatização (completa da frota), precisamos ter o número de ônibus quem tem ou não ar-condicionado. Então, teremos que fazer um levantamento para fazer um monitoramento constante. Não adianta o ônibus ter ar condicionado, mas ele não está funcionando. Temos que ter um sistema para fiscalizar esses ônibus — diz Maína.

Sobre um possível aumento da passagem, a secretária voltou a dizer que isso não irá acontecer nesse momento.

— A princípio, temos que entender qual é a frota que existe, a demanda e se existem ônibus nas garagens que possam recompor essa frota. Então, não tem porque falar em aumento de passagem nesse momento. O que se pode fazer é a realocação de ônibus nos momentos de picos e dar uma frequência diferente — salientou.

Questionada sobre as obras que começaram em 2014, ainda na gestão de Eduardo Paes (DEM), e que em 2017 foram retomadas por Marcelo Crivella (Republicanos) assumiu em 2017 prometendo que ia finalizar o serviço, mas as datas de conclusão foram adiadas ano a ano, Maína disse que a conclusão não será para esse ano.

— Até o fim do mês, a Prefeitura terá um estudo para a solução da TransBrasil. A gente tem a garantia que vai ficar pronta. Quando já é uma outra pergunta. Até o final dos 100 dias, vamos ter um plano para a obra. Vai ter um plano. Provavelmente, terão adições nas obras para garantir a finalização. No entanto, não será neste ano — afirma.

Fonte: O Globo, 04/01/2021

5 comentários em “Secretária municipal de Transportes diz que não haverá aumento de passagens no Rio”

  1. Pingback: vans aura og rei

  2. Pingback: crystal vergleich mdma

  3. Pingback: บริษัทออกแบบเว็บไซต์

  4. Pingback: ติดตั้ง ais fiber

  5. Pingback: รับทําโฆษณา Google

Comentários encerrados.

Rolar para cima