Artigo: Trens de Double Stack entre Santos e o Planalto Paulista: problemas e soluções

A Serra do Mar sempre representou um desafio à ocupação e ao desenvolvimento do território paulista a partir da Vila de São Vicente.

Por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mediante um contrato de concessão aprovado pelo Decreto Imperial número 1.759, de 26 de abril de 1956, a nova ferrovia teria como principal finalidade o transporte de passageiros e do café para exportação pelo Porto de Santos.

As obras a cargo de uma empreiteira britânica foram iniciadas em 24 de novembro de 1860, se arrastando ainda na Baixada Santista e gerando uma crise que acabaria por levar Mauá à falência, passando então o controle da concessão diretamente aos britânicos.

A partir daí, “milagrosamente” a linha avançou rapidamente Serra acima, com a implantação de um sistema funicular, chegando a São Paulo em 1865 e a Jundiaí em 1867.

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Autor: Engenheiro João Bosco Setti – Conselheiro e associado da Aenfer

Créditos das imagens: Revista Ferrovia e  AEEFSJ

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