A Aenfer enviou no dia 17 de março/2021, carta ao presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Fernando Cesar Lorencini, sobre sua preocupação a respeito do leilão dos trens do Corcovado que iria ser realizado de forma precipitada.
Considerando que os carros de passageiros, substituídos por outros novos, ainda se encontram em bom estado de uso, poderiam ser utilizados na reativação de outros trens turísticos em estudo pelo Ministério da Infraestrutura/MINFRA, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários/ANTF, implementando a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário/PEF-RJ, a serem geridos a curto prazo pela Secretaria de Estado de Transportes do RJ, como a reativação da E. F. Mauá entre Guia de Pacobaíba / Bongaba e Piabetá – primeira Estrada de Ferro do Brasil inexplicavelmente esquecida por diversas administrações – o Trem Turístico da Mata Atlântica entre Angra dos Reis e Lídice, o Expresso Imperial entre Vila Inhomirim e Alto da Serra de Petrópolis e o de Conservatória a Valença.
O ICMBio atendeu a solicitação da Aenfer e de outras entidades que também se manifestaram contra o leilão solicitando o cancelamento e recebeu no dia 26/04/2021 carta do presidente daquela entidade conforme transcrevemos abaixo:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
GABINETE DA PRESIDÊNCIA
Ofício SEI nº 405/2021-GABIN/ICMBio
Brasília/DF, 23 de abril de 2021
Ao Senhor
MARCELO FREIRE DA COSTA
Presidente
Associação de Engenheiros Ferroviários
Av. Presidente Vargas, 1733 / 6 ° andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
20210-030
Assunto: Leilão dos Carros de Passageiros da E. F. Corcovado.
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo n° 02070.001950/2021-96.
Senhor Presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários,
- Cumprimentando-o, cordialmente, fazemos referência à Carta 008/2021 [SEI nº 8577016], solicitando a reavaliação do leilão nº 01/2021, que tem por objeto a alienação de 5 (cinco) carros de passageiros que operaram o Trem Turístico da Estrada de Ferro do Corcovado, desde 1970, no Parque Nacional da Tijuca/ICMBio, com data prevista para realização no dia 31/03/2021.
- Salientamos que tal preocupação fora levantada por outras associações em diferentes cartas encaminhadas a este Instituto. Em uma das correspondências, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – SETUR solicitou a suspensão do leilão referente às composições ferroviárias do Trem do Corcovado e a doação de tais composições ao estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a importância histórica e cultural dos vagões.
- Sobre a proposta oriunda da SETUR, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio manifestou-se pela concordância com a doação, comunicando que os procedimentos internos estavam em andamento para concretizar a doação, como é possível constatar por meio do Ofício n. 299/2021 GABIN/ICMBio (anexo); e neste momento aguarda manifestação por parte da Secretaria para dar continuidade aos trâmites burocráticos.
- Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
FERNANDO CESAR LORENCINI
Presidente
Pingback: ทริคควรรู้ในการเล่นเกมค่าย Manna Play
Pingback: ข่าวบอล
Pingback: faw99 สล็อต
Pingback: Best universities in Africa
Pingback: coinbet888 บริการเกมพนันออนไลน์
Pingback: ล่องเรือเจ้าพระยา
Pingback: รับสร้างบ้านหาดใหญ่
Pingback: บริษัทรับทำเว็บไซต์
Pingback: Jaxx Liberty