A MRS Logística protocolou nesta quarta-feira (1º), junto ao governo federal, cinco pedidos de autorização para construir trechos ferroviários. O primeiro vai de Três Lagoas (MS) a Panorama (SP), com 100 km de extensão para o transporte de celulose.
Os demais trechos seriam todos em Minas Gerais: de Unaí a Pirapora, com 302 km destinados ao transporte de grãos; de Varginha a Andrelândia, com 143 km, para transporte de café; de Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro, com 213 km, para transporte de minério de ferro; de Rio Acima a Belo Horizonte, com 42 km, também para transporte de minério de ferro.
Hoje, a MRS opera uma concessão federal, com 1.643 quilômetros, que atravessa os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Questionada sobre o valor do investimento nesses cinco projetos, a MRS ainda não respondeu.
A possibilidade de construir ferrovias por meio de autorização do governo federal está em vigor por conta de uma Medida Provisória (MP), que ainda não foi aprovada. Em paralelo, há também um projeto de lei de autoria do Senado que trata do novo Marco Legal das Ferrovias e inclui a possibilidade do regime de autorização.
Nesse regime, a companhia recebe aval do poder público para construir e operar uma ferrovia que será totalmente privada, sem qualquer aporte público ou compartilhamento de riscos com o governo.
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