Invasão ao Prédio da RFFSA

A Unidade Ferroviária do Rio de Janeiro- UFRIO, encaminhou ofício à SPU, atual proprietária do prédio da RFFSA e à Coordenação Geral do Patrimônio Ferroviário – CGPF-/DIF, comunicando preocupação em relação à invasão e depredação das lojas, situadas no andar térreo do Edifício Engº Renato Feio, localizado na Praça Procópio Ferreira, 86 – Centro. 

A CBTU, responsável pelo condomínio, também foi informada sobre o assunto, mas, de acordo com a empresa, as lojas não pertencem ao condomínio.  

A UFRIO demonstrou preocupação porque no interior das lojas havia diversos móveis e utensílios de madeira, documentos da extinta RFFSA, material facilmente inflamável. 

As portas das lojas encontravam-se em estado precário, em sua maioria arrombadas ou quebradas por moradores de rua em busca de objetos que pudessem ser vendidos em ferro velhos. 

A Segurança Patrimonial do Condomínio informou que nos finais de semanas o número de seguranças é reduzido e suas atuações ficam restritas ao interior do prédio.  Em geral nada podem fazer quanto às invasões das lojas, por não possuírem Poder de Polícia. Ainda assim, por diversas vezes retiraram pessoas do interior da loja com grande quantidade de objetos ensacados (peças de ferro e de alumínio).  

Estes são os fatos relatados às autoridades competentes, por meio de diversos documentos, e-mails e telefonemas.

A SPU autorizou a construção do muro em meia parede à frente das portas de ferro, com o objetivo de impedir/bloquear novas invasões, visando proteger os documentos para descartes e os móveis e utensílios, enquanto não se dá a transferência destes com destinação final. 

A UFRIO tem entre suas atribuições a PRESERVAÇÃO e a MANUTENÇÃO do Acervo documental e do mobiliário existente no interior do prédio. 

Carlos Henrique Trindade
Responsável pela Unidade Ferroviária do Rio de Janeiro
Diretoria Infraestrutura  Ferroviária – DIF – UFRIO

Deixe um comentário

Rolar para cima