05/01/2022 – Condecoração e posse de Diretoria

O dia foi de homenagens e posse na Associação de Engenheiros Ferroviários, Aenfer. Depois de quase dois anos sem poder receber os associados e nem organizar nossos eventos, a Aenfer, cuidadosamente, realizou na manhã deste dia 05 de janeiro de 2022, a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, a homenagem que faz parte do calendário da Aenfer ficou suspensa em 2020 por conta da pandemia, e a posse da nova Direção Colegiada (gestão 2022/2023), do terço dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e representante e suplente junto ao Crea-RJ.

O evento, em parceria com a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RJ, iniciou homenageando os profissionais que se destacaram ou ainda se destacam, na defesa e valorização dos ferroviários e da ferrovia brasileira.

Este ano, os homenageados foram as seguintes personalidades: mestre em Computação Bruno Crivelari Sanches; Advogado Celso Paulo; técnico de Operação Ferroviária Felipe Crivelari Sanches; engenheira Márcia Pitangueira Tavares; professor Roberto Willians de Santana; engenheiro Sávio Luís Ferreira Neves Filho e a assistente social Telma Regina Jorge da Silva.

 

Coube ao presidente do trem do Corcovado, Sávio Neves, fazer o discurso de agradecimento em nome de todos os laureados, que agradeceu pelo momento tão especial e importante na vida dos homenageados com a entrega da Condecoração Eng.º Paulo de Frontin, patrono da ferrovia brasileira.

 

À mesa, estavam a presidente da Aenfer, eng.ª Isabel Cristina Junqueira de Andréa, o presidente eleito para a gestão 2022/2023, eng.º Marcelo Freire da Costa, da presidente da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários, eng.ª Clarice Maria de Aquino Soraggi o Diretor Geral da Mútua/RJ, eng.º Luiz Felipe Pupe de Miranda e o presidente do Crea-RJ, eng.º Luiz Antonio Cosenza.

 

Na oportunidade, a engenheira Isabel, que está se despedindo da Presidência da Aenfer, fez um emocionado discurso:

 

 

“Atravessamos caminhos difíceis, mas como dizia Gonçalves Dias “A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só podem exaltar!”

E aqui está a AENFER firme e forte.

Queremos agradecer a Diretoria atual, Conselheiros e ao leal corpo de funcionários.

Parabenizamos os eleitos e desejamos um mandato profícuo, pleno de realizações”.

 

Como forma de agradecimento e pela dedicação nesse período em que esteve à frente da Aenfer, o presidente eleito Marcelo Freire homenageou a engenheira Isabel presenteando-a com um buquê de flores.

 

A plateia acompanhou, após a entrega da Condecoração, a posse da Direção, gestão Colegiada, dos conselheiros efetivos e especiais, conselheiro fiscal e representante e suplente da Aenfer junto ao Crea-RJ.

 

Conheça a nova Direção Colegiada

Presidente: eng.º Marcelo Freire da Costa

Vice-presidentes:

Eng.º Aldo Paschoal Gama Signorelli – Área Financeira

Eng.º Alexandre Julio Lopes De Almeida – Área de Patrimônio

Eng.º Fernando José Alvarenga de Albuquerque – Áreas Social e de Comunicação

Eng.º Helio Suêvo Rodriguez – Áreas Técnica, Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária

Eng.º José Roberto Martins Pataro – Área de Produtos

Analista de Gestão Stella Regina de Moraes Barros – Áreas Administrativa e de Assistência ao associado.

 

Veja a composição dos novos Conselheiros

Efetivos

Eng.º Antonio Carlos Soares Pereira

Eng.º Carlos Alberto Teixeira Duval

Eng.º Carlos Roberto Monteiro Rommes

Eng.º Jerônimo Puig Neto

Eng.º Pedro Marques de Carvalho

Eng.ª Tereza Maria de Faria Pinho

Na ocasião, a engenheira Tereza Pinho, mais votada entre os conselheiros efetivos, deixou uma mensagem onde agradecia pela oportunidade de estar atuando, mais uma vez, fazendo parte do Conselho: Acredito na importância da AENFER para difundir e consolidar a cultura ferroviária através da transferência do conhecimento e experiência de seus associados aos mais jovens, pois serão eles que irão atuar no crescimento futuro do transporte ferroviário do país, disse ela.

 

Especiais

 

Economista Antonio Carlos Dias Pastori

Engº Ernesto Roberto Pinto de Oliveira

Assistente Social Heloisa Dalmácio Roma

Como conselheira mais votada, categoria Especial, Heloísa Roma discursou representando os demais colegas e agradeceu a todos os associados da Aenfer que mais uma vez confiaram nela dando seu voto e a elegeu para fazer parte do conselho deliberativo da Aenfer. “Estou muito honrada e espero poder fazer o meu melhor”, disse.

Conselho Fiscal

Eng.º Luis Miguel de Lima Pimentel Pereira Gil

Representante da Aenfer junto ao Crea-RJ eng.ª Therezinha Maria Denys Maia de Magalhães como titular e a suplente eng.ª Lilian Borges Scuett

A Aenfer tem um papel muito importante como Associação e o presidente eleito, Marcelo Freire da Costa deixou claro em seu discurso de posse o comprometimento de todos em prol da ferrovia:

“Prezados integrantes da mesa e engenheira Isabel Cristina Junqueira de Andréa – Presidente da AENFER que ora encerra o seu mandato e a quem tenho a honra e a difícil tarefa de substituí-la e tentar ter o seu mesmo brilho. Meus caros colaboradores e amigos, aos Conselheiros que nos ajudaram ,aos que permanecem  e os que agora chegam com a missão de manter a nossa Associação viva e atuante como vem o fazendo ao longo dos seus 85 anos de existência, muito obrigado  pela presença neste importante evento para nós, após longo afastamento que muito impactou as nossas vidas e também a da nossa Aenfer.

Aos agraciados com a Condecoração Paulo de Frontin, os parabéns da Administração, pois com certeza com suas atuações e posturas, em prol da ferrovia, dos ferroviários de da nossa Associação fizeram por merecer tal distinção, e esperamos que reservem um lugar de destaque para ela não somente nas galerias das honrarias, mas também nas suas lembranças indeléveis.

Este biênio que se encerra foi talvez um dos mais difíceis da nossa existência em que tivemos que nos reinventar, mudando paradigmas, conceitos e modus operandi, para evitar o colapso das nossas atividades e o biênio que se inicia também, antevemos ser de grandes e desafios.

O mundo mudou muito rapidamente e de modo irreversível e a classe ferroviária precisa ter em mente que o cenário a que estávamos acostumados a conhecer e a nele viver não existe mais.

Nossas empresas ou já não existem mais ou estão em processo acelerado de serem extintas ou sendo totalmente descaracterizadas, bem longe do passado pujante que tinham.

Assim, as Associações passam a ter um papel ainda mais relevante em nossas vidas, pois são as únicas organizações que ainda podem ser a nossa voz quanto aos nossos anseios, pleitos, e nesta linha é a Missão da administração que ora inicia será de fortalecer a Aenfer como a Casa do Ferroviário, onde ele e os seus possam receber orientação, amparo no que nos for cabível e carinho, pois vocês são a nossa razão de ser.

Assim buscaremos nos articular com outros organismos congêneres, entidades de classe, respeitando e fazendo respeitar as idiossincrasias, para participar dos esforços comuns e convergentes em defesa dos nossos poucos direitos que ainda nos restaram.

A Aenfer é detentora e depositária de enorme acervo e de conhecimento armazenados ao longo de sua existência, não somente técnico, mas também de fatos e registros relevantes ocorridos na ferrovia, principalmente nas ultimas duas décadas e que devem ser compartilhados com toda a sociedade.

Nesta linha, já demos os primeiros passos para buscar maneiras para viabilizar financeiramente, digitalização e disponibilização desse material para consulta, e estará aberto para consultas no nosso reformulado Site.

Outra iniciativa de ressaltar a relevância da nossa Aenfer, no ambiente ferroviário, será a volta da nossa revisa RAE, Revista da Associação de Engenheiros nas versões impressa e digital, que pretendemos ser semestral, e desde já agradecemos o apoio irrestrito da Mutua do Crea a esta empreitada.

Finalizando, a AENFER agradece a todos aqui presentes lembrando uma vez mais, da importância da existência de uma Associação forte, pois só teremos alguma chance se formos muitos e fortes, e para tal precisamos de vocês, lembrando como já disse em oportunidade anterior, que as Instituições são entes perfeitos dirigidas por homens imperfeitos, e que elas serão são maiores que as suas administrações, pois essas são temporárias.

Muito obrigado!”

 

A Aenfer agradece a todos os associados que puderam participar, lembrando que, infelizmente, o número de pessoas foi limitado devido ao momento delicado que ainda estamos vivendo por conta da pandemia.

Agradecemos também o apoio que recebemos da Caixa de Assistência Mútua do Crea e da cobertura jornalística do Crea-RJ que colaborou com a divulgação do evento.

Veja mais fotos da cerimônia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima