O governo do estado reviu a previsão de investimento no projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas. De um valor de R$ 8,6 bilhões, agora a concessão deverá ter um CAPEX (despesas de capital) de R$ 10,2 bilhões, um aumento de quase 19%.
Possivelmente para compensar o incremento, a gestão atual decidiu ampliar o prazo de concessão de 30 para 35 anos, conforme informações apresentadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos durante evento nesta quinta-feira em São Paulo.
Paulo Galli, secretário da pasta, também informou que o edital de licitação deverá ser publicado em abril, como havia sido previsto no ano passado. O governador João Doria, no entanto, havia dito neste ano que a licitação seria lançada ainda em março, último mês de sua gestão já que o tucano está de saída para concorrer à Presidência da República.
A ampliação dos investimentos no projeto do trem regional atingiu tanto o valor para aquisição de trens, modernização da Linha 7-Rubi, que será repassada pela CPTM, e a quantia necessária para implantar os novos serviços, que incluem o Trem Intercidades propriamente dito e o Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. Veja:
Item | Valor anterior | Valor atual | Variação |
Aquisição de trens | R$ 1,67 bilhão | R$ 1,8 bilhão | 7,8% |
Modernização da Linha 7-Rubi | R$ 2,15 bilhões | R$ 2,6 bilhões | 20,9% |
Infraestrutura para novos serviços | R$ 4,75 bilhões | R$ 5,8 bilhões | 22,1% |
Como se nota, o maior aumento se deu nos custos com a infraestrutura entre a capital paulista e Campinas, seguido de perto pela atualização de sistemas e vias da Linha 7.
A STM também parece ter optado por modelar a remuneração dos serviços de forma diferente a que foi adotada em outras concessões. Enquanto o trem expresso ficará a cargo da própria concessionária definir tarifas, desde que não ultrapassem um teto, a Linha 7 e o TIM serão pagos pelo governo pela disponibilidade do serviço e o desempenho operacional.
Ou seja, sem uma tarifa de remuneração por passageiro transportado, o que evitaria situações complexas como a queda da demanda causada pela pandemia.
Por fim, a apresentação confirmou que a futura concessionária ficará encarregada de construir novas estações da Linha 7-Rubi na Lapa, unificando-a com a homônima da Linha 8, e Água Branca, que também fará a conexão com a Linha 6-Laranja.
Fonte: Metrô CPTM, 21/03/2022