FP pretende retomar Ferrovia Rio-Vitória

Frente Parlamentar da Alerj promete emendas à LOA 2024 para criação da Ferrovia Rio-Vitória

 

Em audiência pública realizada na última semana, a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), promete apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para a criação da Estrada de Ferro 118 (EF-118), também chamada de Ferrovia Rio-Vitória.

Considerada uma das medidas mais importantes para resolver problemas logísticos do Estado, a EF-118 passará por cidades da região, como Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, entre outros, interligando importantes portos no Rio e no Espírito Santo.

Em reunião com o deputado federal de Macaé, Christino Áureo (PP-RJ), em maio do ano passado, o grupo de empresários Repensar Macaé reforçou a importância da criação da ferrovia para o desenvolvimento da cidade e do Estado.

Na ocasião, José Eduardo Carramenha, consultor do Grupo Vale Azul, que está à frente de projetos como Complexo Logístico e Industrial de Macaé (CLIMA), das Usinas Termelétricas (UTEs) Vale Azul I e II, e do novo Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), reforçou a relevância do projeto para a cidade.

“O transporte de mercadorias em grandes volumes por ferrovia é disparado o mais barato que existe. Ter uma ferrovia chegando à Macaé passa a ser mais um ponto de viabilização da implementação desse complexo industrial no nosso município. A gente passa a ter o escoamento das mercadorias produzidas por essa ferrovia (EF-118)”, comentou José Eduardo Carramenha.

Além da EF-118, as emendas à LOA 2024 também incluem a reativação do trecho ferroviário Barra Mansa-Angra dos Reis, e a recuperação da Estação Leopoldina, que fica em um prédio tombado no centro do Rio.

As informações foram divulgadas pelo coordenador da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias, deputado estadual Luiz Paulo (PSD), que reforçou a importância da destinação de recursos para a criação, reativação e ampliação de trechos ferroviários no Estado, tanto para transporte de carga quanto de pessoas.

“O projeto de Lei Orçamentária Anual chegou à Alerj e já nos debruçamos para estudá-lo. Estamos com um orçamento apertado para propor emendas, mas já alinhamos pontos importantes que a Frente pretende destacar em relação a esse tema. Nosso orçamento sempre foi pobre em destinar recursos para ampliação de ferrovias que não sejam as tradicionais e queremos quebrar um pouco com essa lógica. E vamos buscar a assinatura de todos os deputados da Casa para protocolar essas emendas”, antecipou Luiz Paulo.

Segundo o deputado estadual, como a EF-118 está no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal, será importante já incluir recursos estaduais na LOA 2024 para auxiliar na realização do projeto.

“Essa será a obra mais importante que o Rio receberá pelo Programa, por isso ela precisa estar fixada no Plano Estratégico do Rio, no Plano Plurianual (PPA), e ser contemplada em uma parte da LOA”, justificou Luiz Paulo.

Fonte: https://cliquediario.com.br/politica/frente-parlamentar-da-alerj-promete-emendas-a-loa-2024-para-criacao-da-ferrovia-rio-vitoria, 24/10/2023

Foto: Cliquediario

Rolar para cima