O Trem Maia, que cruza o México. vem gerando polêmica desde que foi anunciado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador. Por um lado, pela ambição do projeto: mais de 1.500 quilômetros de ferrovia que cruzarão os estados de Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo. Por outro lado, pelas expectativas que gera nos moradores das mais de 20 estações (e 14 paradas menores) às quais chegarão turistas de todo o mundo.
O trem começou a percorrer o trecho que liga Cancún a Campeche em dezembro passado. Embora tenha gerado grande entusiasmo (os bilhetes para as primeiras partidas esgotaram-se em 20 minutos), também houve polêmica devido a alguns problemas técnicos que sofreu nos dias seguintes.
Trem Maia, no México – Foto: Divulgação
Outra questão levantada sobre esta mega-obra é o impacto ambiental que ela estaria gerando. Nos últimos dias, foram divulgadas imagens que mostram 12 cenotes perfurados pelas colunas que sustentam as estradas que circulam pela região de Quintana Roo junto com milhares de críticas de ambientalistas. O mesmo aconteceu quando foi divulgada uma foto em que uma onça perambulava pelas obras que ainda estão sendo realizadas.
No projeto do Trem Maia, estima-se que, uma vez inaugurados todos os trechos, os turistas poderão conhecer mais de 145 atrações entre museus, cenotes, parques e aquários, entre outros. Também estão incluídos no traçado 6 sítios declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, 50 zonas arqueológicas e 12 cidades mágicas.
Como uma onça
O projeto inicial está dividido em 7 trechos que serão percorridos por 42 trens, que farão parada em 21 estações. Algumas das paradas mais importantes estarão localizadas em aeroportos de diversos estados (como Yucatán, Cancún e Tulum) e em pontos turísticos.
O trecho 1, que vai de Campeche a Cancún, tem um total de 14 paradas, entre as quais se destacam as de Izamal, Chichen Itzá e Valladolid. O trecho 2, inaugurado em 31 de dezembro, sai do aeroporto de Cancún em direção a Campeche. Os horários de saída para ambos os trechos são às 7 e 11 da manhã.
Nos trens que já circulam existem duas classes: a Turística e a Premier. O primeiro custa cerca de US$ 70 e não inclui alimentação. Enquanto o segundo custa US$ 110 e oferece café da manhã quente no embarque. Dentro do trem, os passageiros que possuem o passe turístico vão nos últimos vagões e os demais, no primeiro. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias ou no site.
Embora agora só seja possível viajar em vagões concebidos para viagens curtas, o Comboio Maia também prevê desenvolver mais dois modelos. O de restaurantes (ou Janal, que em maia significa comer) oferecerá uma “experiência culinária em movimento” ideal para os amantes da gastronomia. Os de longa distância (ou P’atal, que em maia significa ficar ou ficar) terão como objetivo fazer viagens mais longas e, para isso, contarão com cabines confortáveis.
A cultura maia também se reflete no interior das carruagens decoradas em azul, representando o mar mexicano, e verde, em evocação da selva. Do lado de fora, uma imagem nítida pode ser vista: a da onça-pintada, animal endêmico da região, que serviu de inspiração para projetar cada uma das carruagens.
No dia 29 de fevereiro será inaugurado o trecho de Cancún a Playa del Carmen, segundo a empresa.
Entre os principais atrativos que podem ser visitados atualmente, destaca-se Palenque, por ser um sítio arqueológico do estado de Chiapas, considerado um dos mais importantes da cultura maia junto com Chichén Itzá.
Também Palizada, que foi declarada uma cidade mágica por sua história, arquitetura e atrações. Está localizada no estado de Campeche e, devido à sua importância comercial com a Europa, recebeu originalmente uma população francesa. Essa influência pode ser percebida na arquitetura das casas, do mercado e da igreja.
A lista continua com outras cidades a visitar como Cozumel, Tulum, Tapijulapa, Isla Aguada, Maní, Izamal, Valladolid, Felipe Carrillo Puerto, Isla Mujeres.
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