Um importante empreendimento para o desenvolvimento econômico de Montes Claros e do Norte de Minas será debatido nesta terça-feira (8), em audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade. O projeto de construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) será apresentado às 14h.
Com previsão de investimento da ordem de R$ 5 bilhões, o empreendimento irá contar com um aporte financeiro de investidores estrangeiros.
Foto: amams/divulgação
De início, o projeto prevê a construção de uma nova estrada de ferro às margens da BR-381, com Terminal de Transbordo em Barra de São Francisco, Grão Mogol, Montes Claros e Unaí e será executado pela Petrocity Portos.
A reunião terá articulação da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O presidente da entidade, José Nilton Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, reforça a importância da estrada de ferro para o Norte de Minas.
“Será mais uma opção de escoamento da produção do Norte de Minas para o exterior, usando o Porto de São Mateus. A malha ferroviária terá uma extensão de 3.200 km e a ideia é que a nova ferrovia faça conexão com um novo terminal privado que será instalado pela companhia, permitindo o transporte de diversos tipos de carga”, diz.
Para que o projeto saia do papel, os responsáveis aguardam a licença ambiental do Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema-ES).
Como existe o projeto de implantação da Sul-Americana de Metais (SAM), isso poderá ser acelerado com a criação desse ramal ferroviário, tendo em vista que existe proposta de um Terminal em Grão Mogol.
O projeto será apresentado pelo presidente da Petrocity, José Roberto Silva. A audiência também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros.
PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO
Para participar presencialmente da audiência, o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone (38) 3690-5432; pelo WhatsApp (38) 99118-7666 ou pelo e-mail gerencia@montesclaros.mg.leg.br.
Seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para acesso ao Plenário, o cidadão deverá apresentar o cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19, usar máscara de proteção facial e manter o distanciamento. Na entrada também haverá aferição de temperatura.