A nova cara do turismo na região da Baixada

Em se tratando da cidade de Santos e região, quando se pensa em turismo, logo vem à cabeça a imagem das praias. Até então, esse era o cenário do segmento turístico na Baixada Santista, voltado predominantemente para o chamado “turismo de lazer”. Porém, o perfil do segmento começou a mudar e boa parte dos turistas vem para Santos, São Vicente e Guarujá. No município santista, o turismo de negócios ultrapassou o de lazer e, atualmente, já responde por uma faixa compreendida ente 65% e 70% do setor. Tal crescimento reflete na política de ocupação da rede hoteleira da cidade. Segundo Alexandre Nunes Affonso, gerente executivo do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, órgão que trabalha especificamente com o tema na Baixada Santista, “a ocupação de hotéis é muito maior durante a semana dos que nos fins de semana, principalmente em Santos, São Vicente e Guarujá”. A gama de opções de eventos realizados é ampla, além de iniciativas gastronômicas, esportivas e culturais.

Em razão dessa variedade, os números de 2013 aumentaram bastante. A cidade recebeu 56 eventos (técnico-científicos) de turismo de negócios, com 42 mil participantes. “Nossa infraestrutura hoteleira está sendo incrementada e temos a perspectiva da abertura de novos hotéis na cidade, inclusive de bandeiras internacionais, o que nos deixará ainda mais preparados para sediarmos grandes eventos”, avalia Alex Mendes, presidente do Santos  e Região CVB.

Confirmando este constante crescimento, dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) ratificam o aumento do número de quartos e leitos nos hotéis. Em 2011, de acordo com a Setur, a cidade dispunha de 1.411 apartamentos e 3.516 leitos. Ano passado, esses números subiram para 1.908 apartamentos e 4.699 leitos, em um crescimento de 26% no número de apartamentos e 25% em relação aos leitos no período de um ano. A Setur estima ainda que nos próximos dois anos oito novos estabelecimentos devem se integrar à rede hoteleira.

Com todos os investimentos previstos para a região, principalmente com a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e do túnel submerso ligando Santos e Guarujá, especialistas acreditam que, dentro de 5 anos, o turismo de negócios deve crescer 50%. Trata-se de uma excelente perspectiva para a economia da região, alavancando o setor hoteleiro e gerando empregos. Estamos na torcida. Forte abraço e até a próxima.

Fonte: DCI – São Paulo, 06/11/2013

2 comentários em “A nova cara do turismo na região da Baixada”

  1. Pingback: 꽁머니

  2. Pingback: เว็บรวมเกมสล็อต

Deixe um comentário

Rolar para cima