Metrô CPTM – O pagamento por aproximação já representa 40% das transações com cartões no MetrôRio, reflexo da adoção crescente da tecnologia por turistas e moradores desde sua implementação, em 2019.
Segundo dados da Visa Consulting & Analytics fornecidos ao jornal O Globo, o sistema de bilhetagem eletrônica por aproximação, pioneiro na América Latina, tem registrado aumento significativo no uso por estrangeiros, especialmente em períodos de grandes eventos culturais e esportivos.
O levantamento indica que turistas americanos lideram as transações internacionais no MetrôRio, seguidos por usuários da Argentina, França, Chile e Alemanha. Juntos, os dez países com maior número de visitantes somam 75% das transações feitas por cartões Visa no sistema metroviário carioca. O método de aproximação pode ser utilizado tanto com cartões físicos quanto por meio de dispositivos móveis como celulares e smartwatches.
Durante eventos de grande porte, como o show de Lady Gaga em Copacabana, houve picos de utilização do pagamento por aproximação. Na ocasião, o evento reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura do Rio, com o metrô servindo como principal meio de acesso ao local. Comparações realizadas indicam que o aumento no volume de transações foi similar ao observado no período do Carnaval.
O sistema de bilhetagem eletrônica por aproximação do MetrôRio foi adotado também em outras 25 cidades da América Latina. Segundo a Visa, o modelo carioca tem despertado interesse de turistas, facilitando a mobilidade urbana. O acompanhamento de dados para os anos de 2024 e 2025 deve contribuir para novas análises sobre os padrões de uso e possíveis expansões do serviço.
Em contraste, o sistema metroferroviário de São Paulo, o maior do país, tem deixado a tecnologia em segundo plano. O uso de cartões de transporte como o ‘Bilhete Único’ e o ‘Top’, além do QR Code, dominam nas transações em linhas de metrô e trens metropolitanos.
A Autopass, que administra o serviço, afirma em seu site que o uso de contactless é possível em “algumas estações de Metrô e Trem”. São apenas oito estações em ramais de trens e seis nas linhas de metrô, segundo ela.
Fonte: Metrô CPTM, 18/09/2025