Mudança no Ministério dos Transportes

A presidente Dilma Rousseff deu ontem um dos últimos passos da reforma ministerial e anunciou o vice-presidente do Banco do Brasil César Borges, filiado ao PR, para o Ministério dos Transportes. Em uma mudança com claro objetivo de ganhar apoio da legenda, Borges substitui o técnico Paulo Sérgio Passos, que será acomodado no governo por opção de Dilma.

A mudança no ministério já vinha sendo discutida entre a presidente, o ministro e o PR desde a semana passada. No domingo à noite, Dilma bateu o martelo e comunicou Paulo Passos por telefone. Ontem, recebeu César Borges no Palácio do Planalto e fez o convite oficialmente.

De perfil técnico, Paulo Passos virou o titular da Pasta em julho de 2011, após a destituição do senador e presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, do cargo por denúncias de irregularidades e corrupção em sua gestão. Embora também filiado ao PR, Passos sempre foi contestado por uma ala do partido, que não o identificava como um legítimo representante da legenda no governo. Sua permanência era atribuída à “cota pessoal” que a presidente Dilma mantém na Esplanada.

Com a antecipação da sucessão presidencial em 2014, a substituição tem como objetivo atrair o PR para a base aliada do governo, da qual o partido estava afastado desde a destituição de Nascimento. A presidente Dilma, satisfeita com a atuação de Passos, deve mantê-lo no governo. Conforme adiantou o Valor PRO, serviço de tempo real do Valor, ele deve ser acomodado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na nota distribuída pelo Planalto oficializando a decisão, Dilma agradeceu “a dedicação, o empenho e o espírito público” de Passos “depois de prestar contribuição ao governo e ao país”. “No ministério, Paulo Sérgio coordenou importantes ações para dar mais eficiência ao sistema brasileiro de transportes”, diz o texto.

Dilma desejou ainda boa sorte a César Borges, “manifestando confiança de que, à frente do Ministério dos Transportes, ele dará continuidade aos projetos essenciais ao desenvolvimento do país com a mesma eficiência que demonstrou no Banco do Brasil”. A posse será realizada amanhã de manhã.

A mudança no Ministério dos Transportes é um dos últimos capítulos da reforma ministerial. A pendência ainda é a indicação para a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cuja criação foi oficializada ontem, no “Diário Oficial da União”.

Fonte: Valor Econômico, 02/04/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima