ANPTrilhos: Propostas de modernização do sistema sobre trilhos

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um transporte urbano sobre trilhos de maior qualidade, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) ao diretor de Mobilidade Urbana e Recursos Hídricos do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão (MPOG), Alexandre Ávila Gomide, carta ofício com propostas para fomentar a modernização e manutenção mais eficiente dos sistemas sobre trilhos no Brasil.

Entre as reivindicações apresentadas na carta estão ações conjuntas dos entes governamentais para reestabelecimento do antigo desconto existente na tarifa de energia, isenção do IPTU, desoneração da folha e integralização das cargas elétricas utilizadas para a operação dos trens.

Segundo a gerente Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, a execução é importante para atender às necessidades de mobilidade da população brasileira. “Não é novidade que os problemas relacionados ao transporte público influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Hoje, o transporte sobre trilhos é fundamental para a mobilidade nas cidades, pois garante ao cidadão um deslocamento rápido, seguro e regular”, ressaltou a Executiva.

Gomide afirmou que é a primeira vez que a diretoria recebe uma solicitação que abrange a ampliação e modernização do setor sobre trilhos do Brasil. De acordo com o diretor, normalmente as reivindicações recebidas pelo Ministério integram apenas a implantação de sistemas. No entanto, o pleito da ANPTrilhos reforça a importância de se pensar no aperfeiçoamento dos já existentes.

Os modais do segmento metroferroviário de passageiros – metrôs, trens urbanos e regionais, veículos leves sobre trilhos (VLT’s) e monotrilhos – oferecem alta capacidade de transporte, além de emitir 60% menos de gases de efeito estufa (GEE) em relação aos automóveis.

“O transporte sobre trilhos é alternativa concreta para o incremento da mobilidade nos grandes centros, bem como para a promoção de um sistema de transporte limpo e sustentável”, finalizou Roberta.

Fonte: ANPTrilhos, 23/09/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima