Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.
A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.
As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade. “Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.
Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.
Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:
Estado | Trecho | Quilometragem |
SE | São Cristóvão – Aracajú – Laranjeiras | 40 km |
PR | Londrina – Maringá | 122 km |
RS | Bento Gonçalves – Caxias do Sul | 65 km |
PE | Recife – Caruaru | 139 km |
RJ | Campos – Macaé | 94 km |
MG | Belo Horizonte – Ouro Preto / Cons. Lafaiete | 149 km |
SC | Itajaí – Blumenau – Rio do Sul | 146 km |
RS | Pelotas – Rio Grande | 52 km |
SP | Campinas – Araraquara | 192 km |
RJ | Santa Cruz – Mangaratiba | 49 km |
MG | Bocaiúva – Montes Claros – Janaúba | 217 km |
SP | São Paulo – Itapetininga | 199 km |
BA | Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas | 238 km |
MA/PI | Codó – Teresina – Altos | 205 km |
Fonte: Revista Ferroviária, 24/09/2013