Trens regionais em pauta

Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.

A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.

As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade. “Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.

Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.

Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:

EstadoTrechoQuilometragem
SESão Cristóvão – Aracajú – Laranjeiras40 km
PRLondrina – Maringá122 km
RSBento Gonçalves – Caxias do Sul65 km
PERecife – Caruaru139 km
RJCampos – Macaé94 km
MGBelo Horizonte – Ouro Preto / Cons. Lafaiete149 km
SCItajaí – Blumenau – Rio do Sul146 km
RSPelotas – Rio Grande52 km
SPCampinas – Araraquara192 km
RJSanta Cruz – Mangaratiba49 km
MGBocaiúva – Montes Claros – Janaúba217 km
SPSão Paulo – Itapetininga199 km
BAConceição da Feira – Salvador – Alagoinhas238 km
MA/PICodó – Teresina – Altos205 km

 

 

Fonte: Revista Ferroviária, 24/09/2013

5 comentários em “Trens regionais em pauta”

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