Supervia terá mais 22 novos trens em operação

Depois da aquisição de 90 novos trens para a modernização da frota da SuperVia, a Secretaria de Transportes irá encomendar mais 22 novas unidades para operar nos ramais ferroviários do Grande Rio.

As composições serão financiadas com recursos do empréstimo de US$ 600 milhões, captado junto ao Banco Mundial, em 2012, para a compra de 60 trens. Das 22 novas composições, dez serão aditivadas ao contrato vigente e 12 serão licitadas.

Os trens serão equipados com ar-condicionado, bagageiros, televisões de LED e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional, com interiores mais amplos e confortáveis e trânsito livre entre carros, seguindo o mesmo padrão dos 30 trens chineses já operados pela SuperVia.
Os próximos 60 trens chineses – adquiridos por meio do contrato vigente pelo menor preço já praticado no mercado mundial – começarão a chegar em abril de 2014. Juntas, as composições representarão uma ampliação de 576 mil lugares diariamente.

– Ao todo, serão 142 novos trens adquiridos desde 2007. Além de investimentos em composições modernas, o sistema ferroviário está passando por uma ampla revitalização entre reformas de estações e equipamentos operacionais de ponta. Os resultados destes investimentos já podem ser comprovados através dos números do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU), que revelam um aumento de 87% na utilização de transporte sobre trilhos nos últimos oito anos – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Diário Democrático – HOME – 21/10/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima