Obra para reativar bonde de Santa Teresa começa na próxima semana

Os bondes de Santa Teresa, no Centro do Rio, deverão estar circulando novamente pelo bairro a partir de junho de 2014. Esta é a previsão do subsecretário de gestão e projetos da Casa Civil do Governo do Estado, Rodrigo Vieira, que nesta sexta-feira (8) apresentou os planos de obras para a reestruturação do sistema de bondes.
O fechamento de ruas e as mudanças de pontos de ônibus começam na segunda-feira (11) e as obras, na terça (12). O transporte está desativado há dois anos e quatro meses, quando aconteceu o acidente que deixou seis pessoas mortas.

Segundo Vieira, neste fim de semana, serão instaladas faixas no bairro e distribuídos folhetos com as alterações no trânsito para as obras de instalação de trilhos e da rede aérea.
A primeira fase da obra acontece num trecho de 1370 metros da Rua Joaquim Murtinho, desde os Arcos da Lapa, que ficará fechado ao trânsito. A obra vai ocupar uma faixa da rua, enquanto a outra será exclusiva para a circulação de veículos de emergência e para o transporte de portadores de deficiência.
“Nos canteiros de obras vamos criar áreas de estacionamento para os moradores que tiverem suas garagens afetadas. Esta primeira fase de obras vai durar quatro meses. Os canteiros serão móveis, de acordo com o andamento do trabalho para tentar minimizar os transtornos no bairro”, disse Vieira.

Acidente

Os tradicionais bondinhos saíram de circulação depois que um trágico acidente em 27 de agosto de 2011 deixou seis mortos, entre eles, o motorneiro. Quarenta e oito pessoas ficaram feridas.

Um laudo realizado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) apontou diversos problemas de manutenção no bonde. Os peritos constataram que a causa determinante do acidente foi a falha no sistema de freios do veículo.

Fonte: G1, 08/11/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima