Descarrilamento na SuperVia paralisa estações

Um trem da SuperVia, que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, descarrilou entre as estações de São Cristóvão e Maracanã, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira, e o passageiros enfrentam dificuldades na linha férrea. A composição atingiu a rede aérea por volta das 5h15m e, parte da estrutura que sustenta a rede aérea caiu. Praticamente, todos os ramais foram prejudicados. O sistema está paralisado, e os trens não seguem até a Central do Brasil. Os passageiros estão tendo que desembarcar do trem e andar pela linha férrea até chegar à plataforma da estação. Não há informações sobre feridos, mas os bombeiros foram acionados.

A Agetransp, agência que regula os transportes do estado, disse que abriu boletim de ocorrência para investigar o acidente desta manhã. Em nota, a SuperVia informou que, reforçou as equipes de atendimento e de segurança nas estações e imediatamente iniciou a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução em dinheiro da passagem aos clientes.

A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem, e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Ainda segundo a SuperVia, técnicos estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação.

Por conta de interrupção, passageiros da SuperVia tiveram de ir andando no meio dos trilhos.

Passageiros estão reclamando da falta de informação. Nas estações de Triagem e São Francisco Xavier, muitas pessoas estão relatando problemas na hora de pegar o dinheiro da passagem de volta e sobre orientações para pegar ônibus. No entanto, segundo a concessionária, os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

Por conta da paralisação, a Rio Ônibus, Metrô e táxis estão reforçando os serviços. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, os coletivos operam com 100%. Quem desembarca na estação de São Francisco Xavier pode optar pelas linhas 460, 461, 462 e 463 para seguir para o Centro ou para a Zona Sul. Já na estação de Triagem, os passageiros podem optar pelas linhas 455 e 474. Alguns reclamam que estão tendo que pagar mais uma passagem. Sem dinheiro, muitos estão voltando para casa. Pelo Twitter, a concessionária MetrôRio está reforçando a bilheteria na Linha 2 e disponibilizando trens extras no sistema.

RF – Leia abaixo as notas enviadas pela SuperVia a imprensa:

“Nota SuperVia

Às 5h15 de hoje (22/01), um trem que seguia da Central do Brasil para Saracuruna teve sua viagem interrompida após descarrilar quando chegava à estação São Cristóvão. Devido a essa ocorrência, que comprometeu a rede aérea no trecho entre Mangueira e Central do Brasil, os ramais operam com alterações. A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Não houve registro de feridos. Técnicos da SuperVia foram imediatamente acionados e estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação. A todo momento os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

Nota SuperVia II

Devido à ocorrência registrada mais cedo, a SuperVia reforçou as equipes de atendimento e de segurança nas estações e imediatamente iniciou a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução em espécie do valor da passagem aos clientes. O Centro de Controle Operacional está monitorando a situação e, a todo momento, os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

Nota SuperVia III

A equipe técnica da SuperVia permanece no local da ocorrência, próximo à estação São Cristóvão, para realizar os devidos reparos na infraestrutura da via férrea. Com o descarrilamento, a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea foi danificada e interrompeu o fornecimento de energia no trecho entre as estações Mangueira e Central do Brasil.

A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Não houve registro de feridos. A todo momento, os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.”

Fonte: O Globo, 22/01/2014

— O diretor de operações da SuperVia, João Gouveia, afirmou no início da tarde desta quarta-feira que a previsão para o restabelecimento parcial do sistema ferroviário só deve ocorrer por volta das 17h.

5 comentários em “Descarrilamento na SuperVia paralisa estações”

  1. Pingback: pgslot

  2. Pingback: führerschein kaufen klasse b

  3. Pingback: my sources

  4. Pingback: Web Site

  5. Pingback: sci-diyala

Deixe um comentário

Rolar para cima