Rondantes buscam defeitos que podem causar acidentes nas ferrovias

‘Sou os olhos que verificam’, diz profissional que cuida de ferrovias

As ferrovias brasileiras sustentam 30% da carga brasileira. E, próximo aos trilhos, existe um profissional que garante a conservação da malha viária. Quem faz esse trabalho é o rondante, um trabalhador pouco conhecido, mas com papel decisivo. No Rio Grande do Sul, Laércio Rodrigues Duarte atua na malha ferroviária gaúcha e percorre cerca de 12 quilômetros diários em busca de defeitos que possam causar acidentes. “A gente tem que captar tudo o que tem de defeito para depois não ocasionar um acidente”, explica Duarte, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo). Ao lado do colega Paulo César Silva de Paula, ele atua na captação dos problemas. A atividade serve como a base para o trabalho das equipes de manutenção. “Eu sou os olhos que verificam, os olhos da ferrovia que veem os defeitos”, completa o profissional de Paula. Os profissionais caminham pelo trecho, anotam os defeitos e passam para um supervisor. Existem vagas para rondante no Rio Grande do Sul. A única empresa ferroviária que atua no estado, exige apenas o ensino fundamental incompleto. Não é necessário ter formação específica como rondante, mas é preciso conhecimento em cálculos. A remuneração para o cargo, entre salários e benefícios, chega a R$ 1 mil.

Segundo a coordenadora de recursos humanos Viviane Endres, o candidato deve ter disposição para o trabalho ao ar livre e caminhar, em média, 40 quilômetros por semana.

“Na verdade é um desafio para nós, a gente não busca um profissional, um colaborador que tenha experiência, a gente vai treinar ele dentro da empresa e vai dar todas as ferramentas necessárias. Por ser um trabalho muito operacional, cansativo e mão na massa, os profissionais não estão dispostos a aceitar esta atividade, este processo todo, ele vai estar disponível e disposto a estar sob o sol, sob a chuva, então é complicado para a área de recursos humanos para fazer estas contratações”, completa a especialista.

Fonte: G1 – Rio Grande do Sul, 13/05/2014

Veja o vídeo no link: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/meu-negocio-meu-emprego/noticia/2014/05/sou-os-olhos-que-verificam-diz-profissional-que-cuida-de-ferrovias.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima