09/10/2014 – AENFER promove lançamento do Manual Básico de Engenharia Ferroviária

A AENFER promoveu na manhã do dia 09 de outubro o lançamento do Manual Básico de Engenharia Ferroviária.

A primeira parte do evento começou às 10 horas e aconteceu no auditório da Associação, contando com a presença de um público que lotou o salão.

 

Durante a abertura, o presidente da Associação Luiz Euler falou da importância de sediarmos o lançamento do Manual Básico de Engenharia Ferroviária e de poder contar com colegas, engenheiros ferroviários, associados da casa. Ele parabenizou a iniciativa daqueles que participaram da elaboração da obra, relevante para a engenharia ferroviária e agradeceu aos idealizadores, ao organizador engenheiro Rui José da Silva Nabais, ao presidente da Associação Brasileira de Pavimentação – ABPv, representado pelo vice-presidente Eduardo Ricci e a patrocinadora, empresa Huesker, representada pelo engenheiro Cássio Carmo, que também fez parte da elaboração do manual.

O diretor Cultural e de Preservação Ferroviária da AENFER e um dos autores do manual engenheiro Helio Suêvo, também agradeceu pela oportunidade e lembrou que é preciso retomar e fazer com que a ferrovia cresça.

Na ocasião, foi apresentado um resumo de como foi idealizado e elaborado o manual, desde os conceitos básicos, estudos operacionais, infraestrutura e manutenção. Uma obra completa que vai beneficiar muitos profissionais do ramo.

 

O livro contou com a autoria de uma equipe técnica de engenheiros conceituados, com anos de experiência: Carlos Serman, Cássio Carmo, Cláudio Delorenci, Helio Suêvo, João Bosco Setti, Jorge Cunha, José A. Duba, Rui Nabais e Wilson T. Shimura. Cada um desenvolveu temas distintos como túneis, geotexteis, ambiente, superestrutura e sistemas, material rodante, OAEs, manutenção, coordenação e operação.

   

Logo após a apresentação, os autores autografaram o manual no Espaço Cultural Carlos Lange de Lima, 7º andar, onde foi oferecido um coquetel.

A compra do exemplar foi bem concorrida e comentada pelos que adquiriram a obra. O associado da AENFER engenheiro Carlos Van Júnior, elogiou a iniciativa dos profissionais envolvidos no trabalho.

 

   

O objetivo do manual, produzido pela editora Oficina de Textos é procurar preencher a lacuna na bibliografia em língua portuguesa deste ramo da engenharia, suprindo a carência com uma abordagem simples e detalhada. São 360 páginas, capa dura, formato 21 x 28 cm.

Interessados em adquirir um exemplar, podem acessar o site www.ofitexto.com.br

A obra também pode ser encontrada na livraria Consequência

Endereço: Rua Alcântara Machado, 36 – sobreloja 210 – Centro-RJ

Tel: 21-2233-7935

 

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima