Metrô do Rio diz que linhas estarão prontas antes das Olimpíadas

Diferente do que foi noticiado nesta quarta-feira, 28, por alguns veículos de comunicação, a assessoria de imprensa da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro afirmou que linhas estarão prontas antes do jogos olímpicos. Confira nota oficial:

“A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, quando estarão funcionando as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. Em julho de 2016, começa a operação comercial da nova linha – ou seja, antes do início dos Jogos Olímpicos a ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros, funcionando nos mesmos horários das demais linhas do metrô.

Um mês antes do início da operação comercial, em junho de 2016, a Linha 4 do Metrô estará aberta aos usuários em operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam realizados. Então, em julho de 2016, começa a operação comercial, funcionando nos mesmos horários das demais linhas do metrô.

A Estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio e será inaugurada em dezembro de 2016 – como noticiado no jornal O Globo em 09 de novembro de 2013. Esta alteração não gera qualquer impacto na operação do metrô durante as Olimpíadas e traz benefícios à população do Rio de Janeiro com a flexibilização do sistema para futuras expansões.

Está incorreta também a informação de que “o cronograma da obra foi comprometido” por causa do vazamento de polímero ocorrido na Rua Barão da Torre, em Ipanema, no dia 12 de janeiro de 2015. O vazamento não impactou na operação do ‘Tatuzão’, que seguiu escavando normalmente, sem qualquer interferência. Também se manteve na normalidade as atividades em todas as demais frentes de obra, como a construção das estações e do túnel no trecho entre a Barra da Tijuca e a Gávea.

A Linha 4 do Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina e o maior legado em transporte para a população do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro e sua implantação é de responsabilidade da Concessionária Rio Barra”.

 

Fonte: Ass. de Imprensa / Metrô RJ, 29/01/2015

 

Deixe um comentário

Rolar para cima