Linha 4 do Metrô: anunciado cronograma de inaugurações

RIO – No dia em que foi marcada a chegada do Tatuzão à Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou o cronograma das inaugurações das próximas estações. De acordo com Pezão, a Estação do Jardim de Alah deve ficar pronta na primeira quinzena de agosto. Em seguida, será a vez da estação da Praça Antero de Quental, até a primeira quinzena de outubro, até que o Tatuzão possa chegar ao Alto Leblon, onde ficará parado num poço para manutenção até a retomada dos trabalhos, que seguirão com a perfuração dos túneis até a Gávea. Pezão voltou a dizer que a obra no trecho Ipanema – Barra da Tijuca será concluída até julho de 2016.

No evento, o governador ainda voltou a colocar em xeque o projeto de expansão da Linha 3 do metrô, orçado em cerca de R$ 3 bi por meio de um monotrilho.

— Vamos entregar as obras no prazo. Está tudo dentro do cronograma para chegarmos até o jardim Oceânico antes das Olimpíadas (que acontecem em agosto). Quanto a Linha 3, temos que avaliar o melhor modelo (referindo-se a Metrô ou BRT). De qualquer forma, precisamos esperar a votação do orçamento da União para sabermos se haverá recursos para esta obra do Estado — afirmou Pezão, referindo-se ao ajuste fiscal que o Governo federal deve fazer em suas contas e que, possivelmente, podem afetar os repasses ao Estado.

O governador e o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, que também participou do evento, asseguraram que os prédios no entorno da obra não deverão sofrer impactos com as trepidações, como as fissuram que ocorreram em edifícios de Ipanema no ano passado.

Segundo Osório, neste momento, nos próximos trechos da obra, o Tatuzão passará sob o leito das ruas Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.

— Neste trecho há mais areia. A perfuração é feita numa área onde há mais areia, com isso, menos impacto e trepidações para as edificações no entorno — garantiu Osório.

A cerimônia que foi marcada pela operação do Tatuzão, que pela primeira vez atravessou uma parede da estação Nossa Senhora da Paz, levou cerca de 10 minutos. Ao final autoridades e operários aplaudiram a demonstração de funcionamento do equipamento. Técnicos e engenheiros aproveitaram para fazer selfies.

Fonte: Extra, 25/02/2015

 

Deixe um comentário

Rolar para cima