Linha 4 do Metrô inicia programa de conscientização do uso da água

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, iniciou em escolas públicas o programa de educação ambiental para conscientização do uso responsável da água. A ideia é aumentar a conscientização dos alunos na semana do Dia Mundial da Água, comemorado  no domingo (22/3).

Até 8 de abril, as escolas municipais Santos Anjos, Sérgio Vieira de Mello, Henrique Dodsworth e Azevedo Sodré; os colégios estaduais R. Martin Luther King, Paulo de Frontin e Antônio Prado Jr.; e o Ciep João Goulart recebem técnicos de Meio Ambiente para explicar a importância do uso consciente, além de ensinar um sistema de captação da água da chuva, para reúso.

Os técnicos montam nas escolas um protótipo de sistema com uma bombona de 60 litros, um pequeno telhado com calha e canalização até a bombona. Com regadores, os alunos simulam a chuva caindo no telhado, para testar a eficiência da técnica. Este sistema também pode ser implantando nos domicílios, com o uso de bombonas de até mil litros.

O Consórcio Linha 4 Sul vai instalar o sistema de reaproveitamento da água da chuva, com cisternas de 200 litros, em seis escolas que participam do projeto até o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Cerca de 200 milhões de litros aproveitados

Na construção dos 16 quilômetros de extensão da nova linha, a água utilizada pelos equipamentos de perfuração e resultante da escavação dos túneis entre a Barra e a Gávea, por exemplo, é tratada e reutilizada pelo Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre a Barra da Tijuca e a Gávea. Desde 2011, cerca de 200 milhões de litros passaram pelas estações deste trecho, o que  daria para abastecer 18.300 mil casas por um mês.

Fonte: Aib News RJ, 25/03/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima