A Secretaria de Transportes, com a SuperVia, entregou ontem mais uma etapa das obras de modernização da estação São Cristóvão. Com a nova plataforma, toda reformada e ampliada, trens paradores do ramal Deodoro voltam a utilizar a estação. Já a estação Praça da Bandeira volta a funcionar normalmente nos dias úteis e aos fins de semana e feriados.
Devido às intervenções na via, os trens expressos dos ramais Japeri e Santa Cruz permanecem parando na estação São Cristóvão para embarque e desembarque.
Os passageiros estão sendo informados sobre as alterações por meio do sistema de áudio das estações e dos trens, e pelos canais de comunicação da SuperVia. Além disso, a concessionária também disponibiliza, nas estações São Cristóvão e Maracanã, equipes de jovens aprendizes e posso ajudar? para orientação.
A nova estação São Cristóvão seguirá os padrões internacionais de acessibilidade e contará com escadas rolantes, elevadores, cobertura total das plataformas e banheiros modernizados. Também serão implantadas mais três plataformas, seis linhas para embarque e desembarque, que atenderão a todos os ramais, três rampas de acesso externo, uma com ligação direta ao metrô e nova iluminação. Até 2020 serão investidos R$ 376 milhões para reformar todas as estações do sistema ferroviário.
Em agosto de 2014, o Estado e a SuperVia assinaram um termo de readequação de investimentos para melhorias na infraestrutura do sistema ferroviário. O acordo prevê a reforma, pela SuperVia, de seis estações ferroviárias que atenderão ao circuito olímpico: São Cristóvão, Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Vila Militar, Magalhães Bastos e Engenho de Dentro. Ao todo, serão investidos R$ 250 milhões.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro, 04/05/2015