VLT: obras provocam novas mudanças viárias no Porto

RIO – No primeiro dia útil após as novas mudanças viárias para a execução de obras do Porto Maravilha, motoristas e passageiros terão que redobrar os cuidados ao circular amanhã pela Região Portuária. As alterações, implantadas na madrugada deste sábado, incluem a interdição total da Rua da Gamboa e de trecho da Rua União (entre Gamboa e Cardoso Marinho), onde é permitida apenas a circulação de pedestres. Já Sacadura Cabral, entre as ruas do Propósito e do Livramento, passou a ser mão dupla. Outras sete vias foram afetadas. Os itinerários dos ônibus que passam pelo local também foram modificados.

As intervenções são para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de novas redes de água, saneamento, drenagem, telecomunicações, gás natural e iluminação pública. A previsão de conclusão dessas obras é o primeiro semestre de 2016.

A prefeitura e as concessionárias Porto Novo e VLT Carioca desenvolveram um plano para o gerenciamento do tráfego, a fim de reduzir os impactos dessas intervenções. Entre as medidas adotadas, estão o aumento do número de profissionais para coordenar as mudanças, nova sinalização de orientação e monitoramento de tráfego permanente. Há 75 agentes da Guarda Municipal, controladores da CET-Rio e equipes operacionais da Porto Novo. Sete painéis de mensagens variáveis passaram a orientar os motoristas sobre as alterações implantadas e as novas rotas.

ESTACIONAMENTO PROIBIDO

A Rua Barão da Gamboa foi fechada, passando a ter mão dupla entre as ruas da Gamboa e Cardoso Marinho, somente para acesso de moradores e comerciantes. A Rua Cardoso Marinho teve o sentido do trânsito invertido, passando a ser proibido o estacionamento de veículos ao longo da via.

A Rua Comendador Évora passou a ser o único acesso à Rua Comendador Leonardo. A via opera em mão dupla, e o estacionamento de veículos passou a ser proibido. A entrada para a Rua Comendador Leonardo pela Rua da União foi fechada. Na rotatória do Santo Cristo, a pista ao lado do quartel (à esquerda de quem vem pela Rua Santo Cristo) teve o sentido invertido. A Professor Pereira Reis passou a ter sentido único, entre a rotatória do Santo Cristo e a Avenida Cidade de Lima. Na Cidade de Lima, a conversão à esquerda para quem vem da Professor Pereira Reis passou a ser proibida.

Fonte: O Globo, 23/05/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima