Futura estação de metrô em Ipanema ganha painel com história do bairro

Um painel com 3.059 peças de azulejos conta história de Ipanema e da Igreja Nossa Senhora da Paz em um dos acessos de passageiros da futura estação do metrô que fica na praça Nossa Senhora da Paz. O painel foi feito pelo arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e está sendo montado por pedreiros e funcionários da obra da Linha 4.

O quebra cabeças, de 32 metros de cumprimento por 3,8 metros de altura, tem peças separadas em caixas, por módulos. O pedreiro Iraudo Pereira Cajado, 35 anos, e mais seis companheiros ficaram cinco dias observando os catálogos numerados para posicionar e assentar os azulejos na parede.

Iraudo e Antônio Márcio Pereira Lima, de 30 anos, ficaram responsáveis pelos desenhos das casas e comunidades coloridas à beira mar, além da imagem da Santa que dá nome à praça e à estação, no coração do bairro.

Operários do Metrô montam painel na Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema  (Foto: Divulgação/ Kaptimagem  Katarine Almeida) (Foto: Divulgação/ Kaptimagem Katarine Almeida)

Ainda esta semana, a estação que receberá cerca de 47 mil pessoas por dia, a partir de 2016, vai ganhar duas escadas rolantes do acesso de passageiros da Rua Joana Angélica. Na estação, também em fase de acabamentos, estão sendo instaladas plataformas de embarque e desembarque. Também há montagem de tubulações e sistemas de energia, além da construção da via permanente – por onde passarão os trens – e a instalação dos trilhos em direção à Estação General Osório, que já alcançou 375 metros.

No acesso de passageiros na esquina das ruas Maria Quitéria e Visconde de Pirajá, o acesso de passageiros  também ganha forma: a cobertura e os vidros já foram instalados e o próximo passo é a colocação do guarda corpo e corrimão.Este acesso já tem pastilhas na parede e piso de granito. Haverá ainda uma imagem em mosaico de Nossa Senhora da Paz, que está em fabricação.

Fonte: G1, 02/06/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima