Trânsito do Rio: estudo revela que retenções no tráfego começam às 5h

RIO — O tormento diário de motoristas pelas vias da cidade começa cada vez mais cedo. Um estudo inédito da prefeitura mostrou que existem sete gargalos importantes no trânsito do Rio e constatou que, às 5h, já há congestionamentos em pelo menos quatro pontos, como nos acessos para a Avenida Brasil e a Avenida Francisco Bicalho. Usando dados do aplicativo de trânsito Waze, do Twitter, ou de operadoras de celular, uma equipe do Pensa — grupo que se debruça sobre números para traçar diagnósticos e buscar soluções para a cidade — fez um levantamento para tentar entender onde e a que horas acontecem os congestionamentos no município.

Durante um ano, eles analisaram as informações geradas por redes sociais (reclamações de motoristas no Twitter ou registros dos usuários no Waze), cruzaram com a taxa de pessoas conectadas às antenas de celular e mapearam os horários e as rotas por onde os cariocas se movem. A pesquisa, que ainda está sendo detalhada e será encaminhada para a secretaria municipal de Transportes, identificou pelo menos 30 locais de congestionamentos, listando os sete piores gargalos, como o acesso da Avenida Francisco Bicalho para o Viaduto Engenheiro Freyssinet (Paulo de Frontin).

A partir de dados que analisam as velocidades médias segundo o Waze, recolhidos entre segundas e quintas-feiras, foi possível estabelecer que os engarrafamentos começam às 5h, principalmente nos acessos da Avenida Brasil a partir da Rodovia Presidente Dutra e da Rodovia Washington Luís.

Entre 5h e 5h59m, também já há gente trafegando a velocidades baixas na chegada da Avenida Brasil para a Francisco Bicalho e na Avenida Pedro II (São Cristóvão), altura da Francisco Bicalho.

Ainda de acordo com o estudo, no entroncamento da Avenida Brasil com a Via Dutra, os automóveis andam a menos de 10km/h logo nas primeiras horas do dia. Segundo a prefeitura, já está sendo implantada uma solução de curto prazo, com o BRT Transbrasil, que passará por lá e deverá desafogar o trânsito.

Por volta das seis da manhã, os congestionamentos nessas áreas se mantêm, e os motoristas começam a ficar engarrafados também em pontos de Vigário Geral (Rua Bulhões Marcial), de Deodoro (Estrada do Camboatá), da Taquara (na Rua Apiacás e na Estrada dos Bandeirantes) e no entorno do Maracanã (Avenida Radial Oeste) e da Leopoldina (Rua Francisco Eugênio).

MOTORISTAS VÊM DE LONGE

A equipe estudou o caso do entorno do Maracanã. Cruzando os dados do Waze com os das antenas de celular, os especialistas concluíram que uma boa parcela dos que passam pela Avenida Maracanã vem de outros municípios: são mais de 30 mil motoristas que saíram de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Segundo Pablo Cerdeira, coordenador do Pensa, esse tipo de estudo, que vem sendo desenvolvido em conjunto com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), é inédito. A pesquisa é uma das muitas realizadas pelo Pensa, que utiliza informações disponíveis em diversos banco de dados, sites e redes sociais para detectar problemas e propor políticas públicas para os diversos órgãos municipais.

— Usamos os dados públicos, sem identificar o usuário do aplicativo nem o proprietário do celular e, em alguns casos, cruzamos com os dados das antenas de celular. A importância é mostrar que muita gente que passa em determinada região não vem da cidade. E mais: às vezes, as regiões engarrafadas, como o entorno do Maracanã, não são de pessoas indo para o Maracanã, mas passando por ali. Essa é a primeira vez que temos uma matriz de origem e destino, que não mostra apenas de onde e para onde vão as pessoas, mas por onde elas passam. Isso é fundamental para entender os gargalos de trânsito e saber como atuar — comentou Pablo Cerdeira.

ESPECIALISTA: FALTA PLANEJAMENTO

Na avaliação do engenheiro de transportes José Eugênio Leal, da PUC-RJ, o motivo desses engarrafamentos tão cedo é a necessidade de locomoção de pessoas de outros municípios atrás do trabalho na Região Metropolitana do Rio, principalmente no Centro. Ele acredita que falta, por parte do poder público municipal e estadual, um melhor planejamento do solo.

— É preciso criar mais opções de empregos nesses municípios para que o fluxo não seja tão grande para o Rio. Além disso, recentemente, com as obras (de implantação do BRT Transbrasil) na Avenida Brasil, as pessoas estão antecipando a saída de casa — explicou Leal.

Para ele, os mais de 30 mil motoristas que circulam todas as manhãs pelo entorno do Maracanã estão usando o local como uma das alternativas de acesso ao Centro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), órgão da prefeitura, ressaltou que o levantamento do Pensa ainda é um estudo preliminar. E informou, por meio de nota:

“Todas as vias citadas na pesquisa são importantes corredores da cidade, recebendo significativo volume de tráfego. Em alguns casos, como as avenidas Brasil e Abelardo Bueno, as próprias vias estão em obras. Em outros, como o Rebouças e a Pinheiro Machado, são rotas de desvio também em função de obras.”

Com o objetivo de minimizar as retenções de trânsito nas avenidas citadas pelo estudo, a CET-Rio afirmou que “diversas medidas de engenharia e operação estão sendo aplicadas, como alterações nos tempos semafóricos, implantação de faixas reversíveis, reforço na quantidade de operadores da CET-Rio e de reboques para remoção de veículos enguiçados e a colocação de painéis de mensagens variáveis para informar os motoristas.”

A CET-Rio ressaltou ainda que as obras que atualmente causam impacto direta ou indiretamente nas vias da cidade têm como principal foco justamente a mobilidade, “com a construção de corredores exclusivos para ônibus (BRT s), implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e criação de nova ligação da Barra com a região de Deodoro através do Transolímpico.”

Para Marcos Poggi, economista especializado em planejamento de transportes, contribuem para esses congestionamentos os problemas nas sinalizações horizontal e vertical, na qualidade do asfalto e a presença de tantas obras que provocam o fechamento de faixas e restringem o fluxo de veículos.

— A sinalização é vital para a fluidez do tráfego e para segurança do motorista. O Rio, quando comparado a outras cidades, como Buenos Aires e Cidade do México, é a que tem a pior sinalização. Todos esses problemas resultam em uma imobilidade urbana — avaliou Poggi.

De acordo com o Detran, em agosto, o número de automóveis circulando pelo município do Rio era de 2.173.989. Este número representa 74,2% do total de veículos trafegando na cidade.

OS GARGALOS NO TRÂNSITO DO RIO

Os sete piores gargalos no trânsito do Rio

1 – Autoestrada Lagoa-Barra

Levantamento feito pela Prefeitura do Rio usou dados do aplicativo de trânsito Waze, do Twitter e de operadoras de celular. Durante um ano, a equipe mapeou os horários e as rotas por onde os cariocas se movem. E a Lagoa-Barra aparece entre as vias com o pior congestionamento

2 – Avenida Francisco Bicalho

Entre 5h e 5h59m, os dados coletados pela prefeitura mostram que já há pessoas trafegando a velocidades baixas na chegada da Avenida Brasil com a Francisco Bicalho e na Avenida Pedro II, altura da Bicalho

3 – Avenida Brasil

De acordo com o estudo, no entroncamento da Brasil com a Dutra, os automóveis andam a menos de 10km por hora logo nas primeiras horas do dia. Neste locais, a prefeitura informou que já está implantando uma solução de curto prazo, com o BRT Transbrasil, que passará por lá

4 – Rua Pinheiro Machado até Avenida Presidente Vargas

Em nota, a CET-RIO informou que a Rua Pinheiro Machado acabou virando uma rota de desvio também em função de obras. O percurso até a Avenida Presidente Vargas apresenta lentidão durante o dia

5 – Acesso ao Túnel Rebouças na Lagoa

O estudo também aponta para lentidão na entrada do Túnel Rebouças, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A CET-Rio informou, em nota, que o túnel também é rota de desvio em função de obras.

6 – Avenida Ayrton Senna com Abelardo Bueno

A CET-Rio ressaltou que as obras que atualmente causam impacto direta ou indiretamente nas vias da cidade têm como principal foco justamente a mobilidade, “com a construção de corredores exclusivos para ônibus (BRTs), implantação do VLT e criação de nova ligação da Barra com a região de Deodoro através da Transolimpica.”

7 – Linhas Vermelha e Amarela

Principais vias expressas e de ligação da cidade, as linhas Vermelha e Amarela também apresentam retenções durante o dia. Dependendo do horário, um sentido acaba ficando mais congestionado do que o outro.

Fonte: O Globo, 11/09/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima