Guararema inaugura passeio de locomotiva em SP

Guararema inaugurou na sexta-feira (16) os passeios culturais de locomotiva às 14h. A locomotiva 353, que fará o transporte dos passageiros, é a maior movida a vapor em funcionamento no país. A inauguração e a 1ª viagem de partida foi fechada para autoridades públicas. O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues compareceu. “É muito importante para a memória do Brasil o que aconteceu hoje [sexta-feira] em Guararema”, diz.

O projeto envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, e levou ao restauro da locomotiva 353, à revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, à reconstrução da via férrea no trecho do passeio e à reconquista do transporte ferroviário de passageiros de Guararema.

Circulando entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente sete quilômetros, segundo a administração municipal, o passeio cultural vai promover uma verdadeira volta ao passado e será utilizado como um projeto piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para implantar o passeio.
Segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a previsão é que os passeios da ‘Velha Senhora’ sejam realizados a partir do dia 24 de outubro, às sextas, sábados, domingos, feriados e pontes de feriado. São programadas duas partidas por dia, às 10h, retornando às 12h30 e outra largada às 15h, chegando de volta às 17h30.

O ingresso custa R$ 50 cada. Crianças de até cinco anos não pagam, desde que viagem no colo. A compra pode ser realizada na Vila de São Carlos. Além disso, haverá um dia na semana dedicado ao passeio gratuito às escolas municipal e estadual, participantes de programas sociais, melhoridade e entre outros grupos do município.

Locomotiva 353

Fabricada nos EUA em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 tem 19,5 metros de comprimento, com três de largura e quatro e meio de altura. Os três carros de passageiros são típicos da década de 30, e comportam no total 142 passageiros. A locomotiva 353 tem o peso total de 100,48 toneladas, e alcança a velocidade máxima de 110 km/h.

Fonte: Globo.com, 16/10/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima