A Praça Nossa Senhora da Paz, no coração de Ipanema, foi devolvida à população, na manhã deste sábado, dia 28 de maio, com apresentação da Banda de Ipanema e atividades lúdicas do grupo de teatro infantil Fabuloso Quintal de Histórias. Os portões da praça, que é tombada e foi entregue conforme orientação do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), foram abertos pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, pela presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius, e pelo presidente da concessionária RioBarra, Maurício Rizzo.
O Consórcio Linha 4 Sul instalou novos brinquedos de madeira, em substituição aos antigos, de ferro. Há novos bancos e bicicletários e a iluminação foi reforçada. O espaço agora será administrado pela Prefeitura do Rio.
Das árvores existentes na praça antes do início das obras, 75,6% permanecem intactas. As espécies que precisaram ser transplantadas retornaram aos seus locais de origem e aquelas que, devido às características, não puderam ser cultivadas fora da praça, foram substituídas por novos exemplares. Houve ainda novos plantios. O monumento a Pinheiro Machado, que foi restaurado, também voltou ao local original.
A reabertura da praça foi possível devido à conclusão das obras civis e dos serviços de acabamento da Estação Nossa Senhora da Paz da Linha 4 do metrô. Agora, a estação segue com a finalização da instalação de sistemas e dos testes operacionais.
“A estação Nossa Senhora da Paz da Linha 4 está integrada à praça e, ao mesmo tempo, respeita seus espaços, com os acessos ao metrô na área externa. A estação e o sistema metroviário vão conviver com a praça por muitas gerações, permitindo às pessoas, que circulam por Ipanema, usufruir desses benefícios que governo do estado viabilizou”, declarou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
A nova estação conta com dois acessos de passageiros, pelas ruas Joana Angélica e Maria Quitéria, ambas na esquina com a rua Visconde de Pirajá. Construída de forma a garantir a acessibilidade de todos, há rampas e elevadores nos dois acessos. Painéis artísticos decoram a estação. De acordo com a demanda prevista, 47 mil pessoas vão utilizar a Estação Nossa Senhora da Paz, diariamente.
O jornalista Daniel Curi, 32, levou a filha Catarina, de dois anos, para conhecer a nova Praça Nossa Senhora da Paz e garante que, de hoje em diante, esse será o espaço diário de lazer da família.
“Fiquei muito feliz de a praça ter sido completamente reaberta. Estávamos muito carentes de infraestrutura para deixar as crianças soltas para brincar e agora temos uma opção ótima para trazer nossos filhos nos fins de semana, feriados, e até nos dias úteis”, afirmou Daniel.
Nascida em Ipanema e moradora dos arredores da Praça General Osório, Lourdes Muller, 90 anos, foi conferir a reabertura do espaço.
“Vinha aqui espiar durante a obra e estava louca para ver a praça pronta, e acho até que ficou mais ampla. Sempre que puder, em vez de ir à praia, virei à praça”, brincou a aposentada.
Para Maria Amélia Fernandes Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema, ter uma estação de metrô na porta de casa, integrada à praça, representa o progresso aliado à preocupação com o meio ambiente, uma vez que o transporte não polui o ar e permite que as pessoas deixem seus carros em casa.
“Todos que passaram por aqui elogiaram. É um momento que estávamos esperando há muito tempo. É emocionante ver a praça arrumada, com a vegetação exuberante. A grande expectativa agora é pela segunda etapa: estamos ansiosos para descer naquele acesso e pegar o trem do metrô, um transporte limpo e rápido. Vai ser fantástico”, comemorou Maria Amélia.
Reta final
Com 95% de conclusão, as obras nas demais estações estão em fase final de acabamento. Os testes na Linha 4 tiveram início em janeiro e ocorrem por fases. No último dia 22 de maio, foi realizado o primeiro teste com carro do metrô em toda a extensão do chamado eixo olímpico (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico). Em junho, será realizada a primeira travessia com trem energizado.
Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.