RIO – O horário de funcionamento do VLT será ampliado mais uma vez a partir desta segunda-feira. Os bondes continuarão começando a circular às 10h, mas vão rodar até uma hora mais tarde, às 17h, por enquanto apenas nos dias de semana. A frota em circulação também aumentará, de três para quatro composições, com intervalo de 15 minutos em cada sentido.
Em mais esta etapa da operação, no entanto, o trajeto seguirá o mesmo, sem chegar ainda à Rodoviária Novo Rio. Por enquanto, o itinerário permanece com nove paradas, do Aeroporto Santos Dumont à Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros, na altura do Armazém 4.
Antes da inauguração do VLT, a prefeitura tinha divulgado um plano operacional do novo transporte. Por ele, até agosto o serviço seria ampliado gradativamente, em oito etapas, até atingir o pleno funcionamento. A previsão era que, em média, a cada uma semana os bondes passassem a circular mais. Desde a inauguração, no último dia 5 de junho, já foram feitos alguns ajustes, como aumento do número de carros acima do previsto para contornar a superlotação da primeira semana.
Já as passagens devem continuar gratuitas até quinta-feira. Para o dia 1º de julho, é previsto o início da cobrança de tarifa (R$ 3,80). A recarga do Bilhete Único ou compra do cartão VLT poderá ser feita, em dinheiro ou cartão de débito, em máquinas automáticas, em cada uma das paradas. A validação terá que ser feita voluntariamente dentro das composições. Haverá, no entanto, fiscais da concessionária e guardas municipais conferindo se os passageiros fizeram o pagamento.
Fonte: Extra, 26/06/2016