Estado decide ampliar horário de funcionamento da Linha 4

Uma novidade surgiu no subsolo carioca. A partir do dia 19 deste mês, a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) funcionará num horário maior do que o previsto: como informou na quarta-feira Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, em vez de circularem das 11h às 15h, como inicialmente previsto, os trens trafegarão das 6h às 21h. Atualmente, a linha pode ser usada apenas por quem está credenciado ou tem ingresso para a Paralimpíada, que termina em 18 de setembro. No dia seguinte, o itinerário será aberto ao público em geral.

A decisão foi tomada após avaliação de que a operação durante a Olimpíada (de 5 a 21 de agosto) foi bem-sucedida. De acordo com o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, desde o início, existia a ideia de que era necessário abrir o trajeto para a população nos horários de pico, tando de manhã quando à tarde. Foi necessário, porém, aguardar os relatórios iniciais da circulação durante os Jogos Olímpicos para decidir a mudança.

— A gente sabia que era necessário estender o horário, para pegar o público indo para o trabalho e voltando para casa. Mas era preciso ter cautela antes de fazer o anúncio definitivo — disse Rodrigo. — Olhamos todos os relatórios do período da Olimpíada e vimos que nossas premissas foram confirmadas. Não havia qualquer empecilho.

SEM BALDEAÇÃO NO ANO QUE VEM

Apesar da ampliação do horário, a Linha 4 ainda funcionará quatro horas a menos do que as linhas 1 e 2, que nos dias úteis circulam das 5h à meia-noite. A justificativa é que, diariamente, por se tratar de uma linha nova, toda a extensão dos trilhos precisa ser verificada, bem como os sistemas de ventilação e elétrico, entre outros. Além disso, o trecho Ipanema-Barra, num primeiro momento, não funcionará nos fins de semana. Até dezembro, no entanto, segundo a programação da Secretaria estadual de Transportes, a Linha 4 estará trafegando no horário normal e também aos sábados e domingos.

— Esse é o combinado. Vamos precisar desse tempo nos fins de semana para ajustar nossa operação — afirmou Rodrigo. — É bom lembrar que, quando dizemos que o metrô funcionará das 6h às 21h, na verdade o nosso trabalho começa e termina antes disso. Quando um passageiro embarca às 21h, o trem termina a viagem quase às 22h.

No período inicial, a linha de ônibus de integração do metrô entre a estação General Osório e a PUC continuará operando da forma atual. Assim que a Linha 4 começar a funcionar das 5h à meia-noite, o serviço será alterado: o itinerário será Antero de Quental-PUC.

Para o ano que vem, está prevista também a integração da Linha 1 com a 4 (hoje, é preciso fazer baldeação na estação General Osório). Com isso, será possível, por exemplo, pegar um trem na estação Uruguai, na Tijuca, e seguir até o Jardim Oceânico (na Barra). A integração reduzirá a viagem em cerca de dez minutos, além de diminuir o intervalo entre uma composição e outra.

Prevista para ficar pronta no primeiro trimestre de 2018, a estação Gávea está com 42% das escavações prontas. De acordo com o secretário, o projeto executivo está sendo finalizado.

— O governador está vendo as questões financeiras e eu estou cuidando do projeto — disse Rodrigo, ao ser questionado sobre a viabilidade da construção da estação Gávea.

Para atender o público da Linha 4 no horário estendido, a Secretaria municipal de Transportes e o Consórcio Operacional BRT, que que opera os ônibus de integração no Jardim Oceânico, já fecharam um planejamento. Ele prevê que 40 coletivos façam os serviços paradores do chamado Lote Zero do BRT Transoeste (entre a estação do metrô na Barra e o Terminal Alvorada). Atualmente, ônibus já estão ligando o Jardim Oceânico ao Terminal Centro Olímpico (parada de acesso ao Parque Olímpico, na confluência das avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende).

Depois das primeiras semanas de operação para o público em geral, os serviços passarão por avaliações. Existe a possibilidade de criação de linhas expressas, como aconteceu, por exemplo, logo após o início da circulação dos BRTs Transcarioca (Alvorada-Aeroporto Internacional Tom Jobim) e Transoeste (Alvorada-Campo Grande/Santa Cruz).

Ainda segundo a Secretaria municipal de Transportes, haverá uma reorganização de itinerários de ônibus da região. A ideia é implantar linhas alimentadoras, mas num primeiro momento sem corte das já existentes.

Na avaliação da diretora de Relações Institucionais do Consórcio BRT, Suzy Baloussier, a experiência de integração durante a Olimpíada com o metrô permitiu fazer ajustes para que o serviço comece sem sobressaltos a partir do dia 19. De acordo com Suzy, a ideia é oferecer, nos horários de pico, partidas a cada 30 segundos do terminal do Jardim Oceânico, como ocorreu nos momentos de maior demanda pelo serviço durante os Jogos Olímpicos:

— Além dos 40 coletivos, ainda teremos uma reserva técnica (inicialmente com quatro veículos) estacionada no Terminal Alvorada, para reforçar a operação em caso de necessidade.

Na fase inicial, a operação integrada permitirá ainda que o usuário combine viagens para outros destinos. Com a linha que fará o itinerário até o Recreio Shopping, por exemplo, o passageiro poderá embarcar no terminal de integração do Transolímpico em frente ao Condomínio Barra Sul, no Recreio dos Bandeirantes. Se a opção for a linha de BRT que chegará ao Terminal Centro Olímpico, será possível pegar o Transcarioca e seguir até Vicente de Carvalho, por exemplo.

Fonte: O Globo, 09/09/2016

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